NÃO HÁ RESPOSTA A ESSA INDAGAÇÃO PORQUE NEM AQUELES QUE DESEJAM TROCAR DE PARTIDO TÊM ISSO COMO CERTO
Se avizinha a abertura da janelinha para a troca partidária sem que o praticante da mudança incorra em infidelidade partidária. E muito se tem comentado sobre as trocas que farão aqueles que têm mandato no parlamento lageano, a Câmara. Tais mudanças ocorrem, principalmente, por duas razões: ausência de clima para seguir na mesma sigla pela qual se elegeu em 2020 e por causa da busca de viabilidade eleitoral para a reeleição de 2024.
POR VIABILIDADE ELEITORAL À REELEIÇÃO
José Osni se elegeu pelo Podemos com 1080 votos. Fonte dentro do MDB me disse que ele pediu para se filiar na sigla. Mas outros emedebistas não o querem, para deixar o time em condições de igualdade. A alternativa estaria em filiar José Osni em uma sigla que irá compor com o MDB neste ano na majoritária.
ATUALIZANDO
Troco mensagem com Lucas Oliveira, filho do vereador Tio Zé. Ele informa que não procede essa informação do MDB do interesse do vereador em se filiar na sigla. “Nunca houve contato direto com o MDB”. Segundo Lucas Oliveira, o que o pai está estudando, ao deixar o Podemos, é o ingresso no União Brasil.
PELO CLIMA DENTRO DO PARTIDO
Doutor Heron sabe que dentro do PSD tem quem queira distância dele. E a recíprova representa ser verdadeira. Por causa disso, é bastante provável que até o início de abril, Heron Souza migre para outro partido. Talvez até para concorrer a prefeito em uma costura com lideranças externas.
Doutor Heron foi o segundo vereador mais votado em 2020 somando 2.206 votos. Foi o mais votado do PSD no pleito anterior.
– O que eu faço, Doutor Heron?
QUEM NÃO TROCA DE SIGLA
A turma do ‘acho que ela não fica’ apontou a hipótese de Katsumi Yamaguchi deixar o PP. Entretanto, essa hipótese é descartada pelos progressistas. Embora deixe o legislativo agora em abril com o retorno de Jean Felipe de Souza à função de vereador, Katsumi segue no PP, inclusive porque a busca de lideranças femininas para disputar a eleição proporcional é significativa. Cada partido, se lançar nominata completa, precisa ter pelo menos cinco candidatas na lista dos 17.
Ela fez 51 votos a menos (810) em relação ao último eleito do PP (Jean Felipe), mas com a chamada de vereadores para o colegiado, Katsumi Yamaguchi atuou no legislativo desde o início de 2021.