“Estamos acostumados a entregar obras de asfalto ou construções, mas hoje estamos aqui reunidos para um momento especial, estamos levando livros às nossas crianças e estudantes e o conhecimento que um livro traz, nem o tempo apaga”.
As palavras acima do prefeito Ceron se reportam ao ato de entrega simbólica na Escola Mutirão do bairro Habitação de livros adquiridos, a partir de uma emenda do então deputado Fernando Coruja. A referida emenda é dos tempos que ele atuava no parlamento catarinense, tendo demorado o trâmite, mas finalmente, o material vai atualizar bibliotecas e o cotidiano de crianças da rede municipal de ensino.
REEDIÇÃO DO CONTINENTE DAS LAJENS
O total da emenda do então deputado Coruja foi de R$ 1.523.210,40. A maior parte é para a aquisição de livros. Mas um valor de R$ 320.500,00 foi previsto para a Fundação Cultural de Lages investir na reedição/reimpressão da obra O Continente das Lajens de Licurgo Costa. A referida obra, em quatro volumes, conta a história de Lages desde os tempos idos até 1983 e ganhará uma nova rodagem de 1.000 exemplares que têm como destino principal as próprias escolas da rede municipal de Lages.
Os diversos títulos adquiridos a partir de seleção do setor de Ensino da Secretaria da Educação de Lages, por meio do Núcleo de Excelência em Educação Permanente – NEEP, visando atender a todas as etapas da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio).
OS LIVROS E CORUJA
Médico, ex-prefeito de Lages, ex-deputado Estadual, ex-deputado Federal, Fernando Coruja é um apaixonado por livros. A residência dele tem uma das bibliotecas mais extraordinárias que a gente conhece. E Coruja não é um colecionador, mas um devorador de livros. Tanto que a exceção é vê-lo sem um exemplar por perto. Daí que não surpreende a boa ação de prever recursos, via emenda parlamentar, para a compra de livros. Não recordo de algum político ter tomado atitude do gênero!
Fotos: Gustavo Waltrick