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Revisto projeto Urubici ao Rufino

SECRETÁRIO FALA EM ‘ALTERAÇÃO DO TRAÇADO’. MAS O QUE HOUVE FOI ALTERAÇÃO DO PROJETO DA SC-370

Assessoria do deputado Lucas Neves (Podemos) traz informações da prosa do parlamentar com o secretário de Estado da Infraestrutura e também deputado Jerry Comper (MDB). Na conversa do início de semana ambos dialogaram sobre as demandas rodoviárias aqui da Serra Catarinense. Especialmente sobre a SC-370 no trecho entre Urubici e Rio Rufino que, embora de forma muito lenta, a empresa Planaterra mantenha os serviços, a informação compartilhada é de que o secretário Comper falou em ‘alteração do traçado’. Pode até ter alguma coisa de alteração de por onde o asfalto passará. Mas a alteração mais severa é no projeto.

CUSTO DA OBRA ALTERADO

O projeto que foi licitado ano passado precisou ser elevado o valor para a execução da obra de R$ 129,58 milhões para R$ 165 milhões. Houve duas licitações desertas (sem participante) porque nenhuma empresa se interessou pelo preço baixo fixado para a obra. Daí que o orçamento foi revisto e chegou aos R$ 165 milhões. Entretanto, o projeto que estava sendo colocado em prática tem mais de 10 anos. E nessa década de existência do planejado muita coisa mudou. Inicialmente o projeto previa inclusive um padrão de rodovia federal já que ali é o traçado também da ‘falecida’ BR-375.

O QUE TEREMOS DE MUDANÇA?

Esse projeto do início da década passada foi submetido a uma ‘cirurgia’ exatamente para baratear ou fazer com que a obra não custe além daquilo previsto. Nesse sentido, o acostamento de 1m foi reduzido para 0,50 cm – que é o padrão de rodovia estadual. A largura da pista também tem redução de meio metro. E há ainda outras mudanças que implicam numa obra com menor custo, sem perder em segurança. Segundo informações, as mudanças não retiraram a ciclovia prevista para o trecho.

Deputado Lucas na conversa com Jerry Comper sobre obras como da SC-370

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