Geral

Rio Carahá: Como ele era antes de você

SEQUÊNCIA DE FOTOS DE 1963 DEMONSTRA COMO ERA O RIO E SE CONSTITUI INDICATIVO DA RAZÃO DO CARAHÁ TRANSBORDAR NAS CHUVAS MAIS INTENSAS

O primeiro dos registros mostra a área central de Lages e o rio Carahá desde o atual bairro Copacabana, formando um banhadão nas imediações da atual praça da Fraternidade e curvas de toda ordem em direção à atual avenida Duque de Caxias.

Para você se localizar na imagem, aquele círculo parecendo o Maracanã, é a Praça Vidal Ramos (Terminal Urbano). E observe, entre as duas setas da direita, um encontro de seis ruas. Ali é atualmente o entroncamento na frente do Colégio Militar. A cidade fluía nesse lado, tendo o entroncamento do Morro do Posto como referência. No mesmo registro, na metade da foto à direita, visualiza-se o Tanque.

A POROROCA DO CARAHÁ E DO CAVEIRAS

Olhem que relíquia! À esquerda aparece o Morro Grande, antes de começar a ser ‘perfurado’. Isso lá em 1963. Na ponta da seta está o encontro das águas dos rios Carahá e Caveiras. Aquela área redonda à direita é onde, bem mais tarde, seria construído um dos primeiros conjunto habitacional do Brasil, o Mutirão do bairro Habitação

CAMPO E AVIAÇÃO ONDE É A UNIPLAC

A seta segue apontando como era o leito do rio Carahá, antes de virar uma linha reta. Mas o registro também destaca o Aeroporto de Lages quando o mesmo funcionava onde atualmente é a Uniplac. Observe no registro que na altura onde atualmente é a rua Fausta Rath existia um córrego e um banhado ali acima da Avenida Brasil no miolo do atual bairro São Cristóvão. Daí quando dá as inundações, inclusive na avenida, não se tende a razão. Mas ali era banhado, alagado e tudo mais, antes da urbanização. No mesmo registro acima à direta estão os vestígios do início da construção do Colégio Industrial.

UM REGISTRO MAIS RECENTE

Essa imagem é do começo da década de 1970. Já temos o rio Carahá colocado em seu traçado atual. Aqui na ponta da seta está o indicativo da Avenida Presidente Vargas. O Centro Educacional está ali no meio, majestoso. E lá ao alto e à direita, o bairro Petrópolis com suas casinhas uniformes da Cohab.

IMPORTANTE – Essas imagens foram compartilhadas em rede social e a publicação ocorre apenas a título de contemplação coletiva.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *