DADOS INTEGRAM ETAPA DO PROJETO PROTÓTIPO ALPHA. EM OUTROS MUNICÍPIOS A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA É MAIOR
Está em curso o projeto Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 que chama setores da sociedade para se integrar numa estratégia de melhoria da segurança, focando a redução de índices de desordem e violência letal. Além de Lages, o trabalho se estende a Curitibanos, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.
INSEGURANÇA EM SÃO JOAQUIM
Os gestores do projeto irão apresentar os dados dentro da ótica otimista do ‘copo meio cheio’. Entretanto, por causa de realidades reclamadas recentemente na segunda maior cidade da Serra Catarinense, etapa do Protótipo Alpha evidencia exatamente a sensação de insegurança em São Joaquim. Num conjunto de entrevistas um total de 53,3% disseram que se sentem seguros. Isso significa que quase a metade da população se sente insegura.
Vice-prefeita Ana Melo integrou a discussão dessa etapa onde foram apresentados os dados sobre a sensação de segurança em São Joaquim
BONS DADOS EM URUBICI E CURITIBANOS
Se temos 46,7% de joaquinenses que se sentem inseguros, diante da realidade posta no município, há outros onde a realidade é bem melhor. Em Bom Jardim da Serra, por exemplo, 76,9% dos entrevistados dizem se sentir seguros no município. O índice em Curitibanos é de 69,2% e em Urubici em cada 10 pessoas, um total de 7 se sente segura, chegando a bons 70% e não consideram o município violento.
A aplicação de pesquisa para medir a sensação de segurança das pessos é uma das etapas do projeto que está sendo executado como piloto nos municípios da Serra
O QUE DIZ A COORDENAÇÃO
O coordenador do projeto, tenente-coronel Frederick Rambusch, interpreta da seguinte forma a iniciativa:
“Associar análises criminais com métodos econométricos, inclusive considerando aspectos socioculturais locais, possibilitam melhor conjugação dos recursos e políticas públicas disponíveis nos territórios. Isso gera processos decisórios assertivos demonstrando a funcionalidade do Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 para contribuir com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável, ambos sustentados pela essencial manutenção da ordem pública”.
A apresentação da iniciativa em Curitibanos, onde a sensação de segurança da população é elevada, despertou bastante interesse e atenção. Lages será a próxima cidade a passar por uma análise detalhada de sua situação de segurança pública, com o Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0.
Conteúdo compartilhado por Mari Lidorio – Consultora de Comunicação IDEL