Geral

Sancionada lei dos ônibus em SC

LEI OPORTUNIZA ATUAÇÃO DE EMPRESAS MENORES

Nem somente de Reunidas e mais uma dúzia de empresas viverá o transporte intermunicipal catarinense. Pelo menos é o que se pretende com uma espécie de abertura de mercado, criada pela lei 18.068/21 sancionada pelo governador Moisés.

DO QUE SE TRATA?

A norma permite que empresas de menor porte atuem na prestação de serviços de transporte de passageiros intermunicipais, a partir do abrandamento de algumas regras. As empresas interessadas não precisarão, por exemplo, serem obrigadas a comprovar quantidade mínima de frota (de ônibus e micro-ônibus). Também passa a ser possível que a empresa utilize ônibus com mais de 15 anos de existência, desde que em boas condições.

REALIDADE ATUAL

O serviço de transporte de passageiros entre municípios apresentou redução significativa de usuários. O preço é uma das causas, mas não o único. A comodidade de serviços de aplicativos de carona (bláblácar é um exemplo) é outro fator que tem esvaziado linhas intermunicipais.

ADVENTO DO BUSER

Outra novidade que exige esse repensar do transporte intermunicipal é a chegada de serviços como o Buser. Trata-se do mesmo tipo de serviço de transporte de ônibus, mas com o diferencial do preço e veículos mais modernos e confortáveis. Para se ter ideia de valores, um deslocamento de Chapecó a Florianópolis custa em média R$ 180,00 nos ônibus convencionais. No Buser esse valor cai quase pela metade e o serviço é melhor.

Buser é uma das inovações no transporte intermunicipal que exige uma quase reinvenção do serviço para as empresas tradicionais

MÁGICA DA LIVRE CONCORRÊNCIA

O projeto sancionado por Carlos Moisés é de autoria dos deputados estaduais Coronel Mocellin e Jerry Comper. Mocellin resume a importância da nova lei. “Ao permitir que mais empresas possam operar nas linhas, a disputa pelo passageiro aumenta. Com isso, o valor da tarifa reduz e o serviço melhora. É a mágica da livre concorrência”.

Compartilhe

1 comentário para: “Sancionada lei dos ônibus em SC”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *