Geral

São Joaquim: Entre as três do agro em SC

DADOS CONSTAM DE PESQUISA DO IBGE E FORAM DIVULGADOS EM REPORTAGEM DO PORTAL NSCTOTAL

Semana começou com uma reportagem para orgulhar serranos que veem no sucesso de municípios da Serra Catarinense razão para aplaudir. A jornalista Fernanda Mueller produziu para o portal NSC Total um conteúdo a partir de dados de pesquisa do IBGE sobre a PAM – Produção Agrícola Municipal.

AS TRÊS DO AGRO

O levantamento aponta que três cidades que não chamam tanto atenção na economia catarinense são as que mais faturam no agronegócios. Pela ordem: Campos Novos, Abelardo Luz e São Joaquim. O setor do agronegócios somou R$ 20,1 bilhões de faturamento ano passado em Santa Catarina e as três cidades respondem por 12% desse faturamento.

SÃO JOAQUIM ENTRE AS TRÊS

Segundo a reportagem – e os dados do IBGE – São Joaquim, nos últimos 8 anos, já liderou o ranking como a de maior faturamento no agronegócios. Isso ocorreu no triênio 2016, 2017 e 2019. Nos dois últimos dois anos (2021 e 2022) coube a Campos Novos a liderança. Mas São Joaquim aparece sempre entre os três.

FATURAMENTO EM SÃO JOAQUIM

Maior produtor de maçã do Brasil, o município de São Joaquim – que é o segundo maior da Amures – protagoniza essa presença de destaque no agronegócios devido à atividade frutícola. Ano passado, por exemplo, os dados do IBGE apontam que o setor agrícola rendeu em faturamento R$ 679,1 milhões. Desse montante, foram 646,8 milhões somente da produção dos pomares. Com a diversidade inclusive na fruticultura, a tendência é um incremento ainda maior nos números de São Joaquim.

DUAS OBSERVAÇÕES

A primeira delas é o link da reportagem no portal NSC Total onde você pode conferir o conteúdo direto clicando aqui. A outra observação é da frase que a jornalista Fernanda Mueller utilizou para iniciar a reportagem ao se referir às três cidades citando que “apesar de serem pouco conhecidas fora do Estado”. Na verdade, São Joaquim, por exemplo, é bastante conhecida fora de Santa Catarina. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, se a gente diz que é de Lages, o interlocutor pergunta se é no Rio Grande do Sul. Daí se argumenta que é ‘perto de São Joaquim na Serra de Santa Catarina’ e a pessoa já se localiza.

São Joaquim, no registro do Marlon Sá Molin, pelos dados oficiais do IBGE, é a terceira cidade (considerando o ano de 2022) que mais fatura no agronegócios…

A produção de maçã – a maior do Brasil – é a referência que tanto destaca a economia joaquinense no contexto de SC

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *