Geral

Maçã: São Joaquim e obras até no sábado

É A OPERAÇÃO COLHEITA PARA DEIXAR ESTRADAS EM CONDIÇÕES DE ESCOAR A SAFRA DE MAÇÃ

Uma coisa é o gestor público discursar que o agronegócio tem sua prioridade. Outra coisa é deixar o discurso de lado e ir para a prática. Era sábado, 21, logo cedo e o maquinário da Prefeitura de São Joaquim estava no trecho. Uma das equipes trabalhava para melhorar a estrada que vai para a localidade de Estância do Meio e imediações. A ação, em pleno final de semana, faz parte do esforço de deixar as estradas do interior em condições de escoar a safra de maçã, cuja colheita está em andamento.

Essa estrada dá acesso a localidades como Estância do Meio e Chapada Bonita. Em pleno sábado, enquanto alguns caminhões trechavam levando a produção de maçã, máquinas estavam melhorando o trecho

Aqui uma ideia de como ficaram alguns trechos no processo de melhorias e manutenção. A estrada acima dá acesso à localidade de Luizinho, uma das mais distantes da área urbana de São Joaquim.

Giovani Nunes, o prefeito que lidera esse trabalho da manutenção às estradas, no trecho acompanhando a retirada de cascalho para determinados pontos que precisam de reforço na melhoria

Setores de imprensa noticiariam o granizo do início de fevereiro como causador de perdas na safra. Mas não é bem assim. A ‘chuva de pedra’ atingiu pomares de forma isolada sendo que aqueles produtores que investem em cobertura não sofrem tanto com o fenômeno. E há ainda os que não investem em cobertura anti-granizo, mas não se descuidam do seguro para evitar prejuízos maiores.

VARIEDADES EM SÃO JOAQUIM

A primeira variedade de maçã a subir nos bins para o transporte é a Gala (Maxi Gala e Imperial Gala). Há ainda a Fuji, Fuji Mischina e Fuji Suprema. Há ainda outras variedades produzidas em escala menor, mas que contribuem para colocar São Joaquim como o município que mais produz a fruta no Brasil, a frente de Fraiburgo e Vacaria.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *