PREFEITURA ESTÁ REIMPLANTANDO ESTACIONAMENTOS EM ESPAÇOS PREVISTOS PARA PEDESTRES EM TRECHO DA RUA MAJOR JACINTO GOULART
Quando um projeto é mal pensado, dá nisso. Lages implantou a revitalização na área central ouvindo empresários, via CDL, e com isso ‘salvando’ dezenas de vagas de estacionamento. No projeto original, vias como Coronel Córdova e Nereu Ramos passariam a ser quase exclusivas de passagem de veículos, sem espaços para estacionamento. Foi mais ou menos o que aconteceu na rua Major Jacinto Goulart que abriga parte do boulevard de São Joaquim.
O QUE HOUVE EM SÃO JOAQUIM?
Mesmo com fluxo diminuto de pedestres – porque não é a área intensa de movimentação de pessoas – o boulevard no trecho entre os dois postos de combustíveis previu menos de 10 vagas de estacionamento. A consequência foi o esvaziamento comercial daquela área. Fecharam mercado, café e outros estabelecimentos porque, sem ter onde estacionar, a clientela desapareceu. A solução agora está sendo o reestudo para permitir estacionar sobre os pavers previstos para uso de pedestres. A providência não causa problemas às pessoas, visto que a área, nos dois lados da via, é absolutamente larga.
A fase de testes para que veículos utilizem as laterais do boulevard para estacionamento. As novas vagas estão sendo demarcadas utilizando floreiras confeccionadas em madeira. A providência é em conjunto entre as Secretarias de Turismo e Planejamento de São Joaquim. O registro acima é do portal São Joaquim Online.
Essa adaptação para ampliar vagas de estacionamento ocorre no trecho inicial da parte revitalizada até o cruzamento na esquina da Praça Cezário Amarante