Geral

‘Saúde dos Olhos’ em pauta na Câmara

PROFISSIONAIS DA ÁREA OFTALMOLÓGICA ESTIVERAM NO LEGISLATIVO ABORDANDO TEMAS COMO PREVENÇÃO E POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO SOCIAL

O Hospital de Olhos da Serra é uma referência quando o assunto é tratamento oftalmológico. Aquela busca por especialistas que antes exigia deslocamento a outros centros, agora lageanos, serranos e pacientes de várias partes de Santa Catarina têm encontrado em Lages. Tanto os investimentos em equipamentos de última geração para exames, quanto a atualização para procedimentos cirúrgicos e diagnósticos precisos dão essa referência ao referido hospital, cujos profissionais não se recolhem da preocupação também com a atuação social num projeto liderado pela SCO – Sociedade Catarinense de Oftalmologia.

NESSE SENTIDO…

O vereador e médico Heron Souza convidou os médicos oftalmologistas José Luiz Branco Ramos e Léo Muller para abordarem questões relacionadas à saúde dos olhos. O próprio coordenador do projeto Saúde dos Olhos, o administrador da SCO – Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Marco Aurélio Floriani, esteve presente falando sobre a iniciativa. “Exames precisos, diagnósticos e tratamentos adequados à cada tipo de problema poderia evitar até 80% dos casos de cegueira”, cita Floriani.

ALERTA DE QUEM ENTENDE

O médico oftalmologista José Luiz Branco enfatizou os cuidados e atenção às crianças pensando na saúde ocular. “A visão é um estímulo neurológico. Do nascer até os oito anos é possível identificar e corrigir uma série de problemas. Por isso, precisamos da parceria das diversas áreas da saúde e treinar profissionais da Educação, uma vez que a falta de rendimento na escola pode estar ligada à visão. Os professores podem contribuir muito percebendo este aspecto”, observa o médico.

DEMANDAS GRATUITAS

Para o médico oftalmologista Léo Muller, o mais importante é unir forças para ajudar quem precisa. “Queremos desenvolver ações que nos proporcione devolver à cidade um pouco do tanto que nos proporciona. Alguns profissionais oftalmologistas se dispõem a atender demandas de forma gratuita. Mas para isso precisamos dar sequência no programa e contar com parcerias focadas na importância com a saúde, segurança e confiabilidade nos procedimentos”, cita.

Vereador Heron Souza (esquerda) que convidou os oftalmologistas para abordarem as questões de prevenção às doenças oculares. O protocolo de pandemia impede um acesso maior de pessoas para acompanhar esse tipo de explanação. Por isso é importar exteriorizar o assunto para confirmar a preocupação da SCO em relação ao tema

Médico oftalmologista Léo Muller e a vereadora Suzana Duarte e a intenção de parcerias para o projeto Saúde dos Olhos

Para conscientizar e ajudar a entender mais do assunto, a SCO desenvolveu cartilhas retratando causas, tratamentos, cuidados, números e outras questões técnicas.

Mais informações estão neste link!

EM TEMPO

Abrimos o post fazendo referência ao Hospital de Olhos da Serra por conhecemos a estrutura da instituição. Mas naturalmente, Lages possui outras estruturas e profissionais referenciados na área de oftalmologia, inclusive engajados na campanha da SCO.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *