Geral

SC chega aos 8 mil óbitos por Covid-19

SEGUNDA-FEIRA MARCOU O REGISTRO DESTA TRISTE REALIDADE NO ESTADO

Não se trata de estarmos contando os mortos, mas de exteriorizar os números para que isso sirva de repensar às pessoas na hora de enfrentamento à Covid-19. Santa Catarina possui 296 municípios. Desses, são 149 cidades que têm menos de 8 mil habitantes cada. Nesta segunda-feira, 08, atravessamos a barreira dos 8 mil óbitos. São 8.062 vidas perdidas.

Estamos há duas semanas com todas as regiões em estado gravíssimo de transmissibilidade e atendimento na área da saúde. Faltam UTIs e sobra angústia diante dessa realidade!

PRIMEIRA MORTE HÁ 350 DIAS

Primeira morte por Covid-19 em Santa Catarina foi no dia 25 de março de 2020. Há exatos 349 dias houve esse registro. Nos números do segunda-feira, Santa Catarina chegou a 8.062 óbitos documentados. Isso equivale a 23 mortos todos os dias pela doença no Estado.

UM ANO DO PRIMEIRO CASO

No dia 12 de março do ano passado o então secretário de Saúde do Estado, Coronel Helton Zeferino, dava coletiva à imprensa. Confirmava os dois primeiros casos de Covid-19 em Santa Catarina. O primeiro dos casos era de um homem com 34 anos, que recebera atendimento no Hospital Baia Sul. Ele retornara de Nova York no dia 6 de março e passou a apresentar os sintomas. De lá para cá – em 362 dias – são 709.077 casos confirmados. São 1.960 casos todos os dias no Estado na média!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *