Geral

SC tem 40% a mais de UTI em 6 semanas

Sobre a questão da disponibilização de leitos de UTI nos hospitais catarinenses para eventualmente tratar de casos de Covid-19 há uma informação positiva e outra que preocupa.

É POSITIVO

Em seis semanas o Governo do Estado disponibilizou mais 40% de vagas de UTI na rede hospitalar catarinense. É uma estrutura de reforço e garantia para casos de necessidades. Em estando sob controle a pandemia, essa estrutura permanece à disposição e dá mais segurança. Inclusive ao término da pandemia, tais UTI permanecerão na rede hospitalar para atender a coletividade. Será a herança positivo da pandemia!

É PREOCUPANTE

Quando o prefeito Ceron fala que um paciente que precise de UTI em Concórdia, onde a situação se agravou, poder ser deslocado para o Hospital Tereza Ramos de Lages, isso decorre desse mapa. Concórdia e Lages, assim como Joaçaba, Caçador e toda essa área verde do mapa acima, integram uma mesma macrorregião. O sistema vê o mapa como um todo, podendo deslocar pacientes entre os municípios que compõem essa geografia técnica.

O QUE ISSO SIGNIFICA?

Significa que Lages ganhou – e isso é fato – mais nove leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Hospital Tereza Ramos. Mas nesse universo macrorregional, o atendimento abrangeria toda essa extensa região. Daí são necessários bem mais leitos. Não para uso, mas para segurança, em caso de necessidade.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *