Geral

Segue intervenção no Hospital Santa Clara

PREFEITURA DE OTACÍLIO COSTA PRORROGOU POR MAIS SEIS MESES A MEDIDA PARA TENTAR SANEAR AS DÍVIDAS DO HOSPITAL

Lá no dia 6 de maio deste ano veio a notícia sobre a intervenção na modalidade de requisição administrativa de bens da Sociedade Beneficente Don Daniel Hostin. A intervenção vale por um prazo de 180 dias, podendo ser prorrogada. Ainda constava:

“Os motivos, segundo o decreto 3.033/2021, são inúmeros, mas dentre os principais estão a enorme dívida da Instituição, seja com fornecedores, médicos, Celesc, Casan, falta de negativas fiscais, o que está na iminência de impedir o Hospital de receber recursos públicos, comprometendo o atendimento à população. O documento também discorre sobre os erros na prestação de contas dos recursos repassados pelo município ao hospital, (até então questionados e não respondidos ao município) e as falhas administrativas”.

SEIS MESES SE PASSARAM E…

Ao fechar o semestre o prefeito Fabiano Baldessar (MDB) baixou um novo decreto, prorrogando a intervenção na entidade mantenedora do Hospital Santa Clara. A providência visa, em mais seis meses, ampliar a gestão que vem sendo feita para sanear dívidas e, aos poucos, ir pagando os débitos que, somados quando da intervenção, chegavam a R$ 6.634.609,68.

O QUE SE RESOLVEU ATÉ AGORA?

Os dados são da Prefeitura de Otacílio Costa, que nomeou em ato do prefeito Baldessar, a interventora Beatriz Mesquita Alves, para cuidar da gestão da estrutura hospitalar. Do montante apontado acima, foram pagos em seis meses R$ 995.807,52. Esse valor equivale a 15% daquilo que é devido. De acordo com as informações, tão importante quanto o pagamento, é a administração das dívidas, com parcelamento, renegociação e encaminhamentos que afastam o risco de um colapso financeiro na instituição.

O hospital Santa Clara é responsável pelo atendimento de urgência e emergência às populações de Otacílio Costa e Palmeira

EM TEMPO

A Prefeitura de Otacílio Costa não havia divulgado essa nova intervenção, visto que o trabalho em andamento vem sendo feito sem alarido, até para não parecer provocação aos gestores anteriores. Entretanto, como se trata de um trabalho de interesse coletivo, fomos atrás dos dados, os quais estão sendo compartilhados, assim como a decisão pela prorrogação.

Prefeito Baldessar num trabalho discreto em relação à recuperação financeira do hospital Santa Clara, inclusive porque envolve aporte público para a mantença da estrutura

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.