MUNICÍPIO CONQUISTOU SELO PRATA PELA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA DAS INFORMAÇÕES EM 2023
Há três escalas de transparência aos entes melhor avaliados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon): Diamante, Ouro e Prata. O município que integrar uma dessas três escalas é porque apresenta, em graus diferentes, dados e informações suficientes para atender critérios de transparência daquilo que faz nas diversas áreas. Observando-se que a ampla maioria dos municípios passa longe de conseguir ingressar em uma dessas escalas, pela pura ausência de dados e, por consequência, de transparência.
POSIÇÃO DE SÃO JOAQUIM
São Joaquim conquistou o Selo Prata de Transparência Pública em 2023. Pelo conceito da Atricon, constitui-se uma distinção que reflete o comprometimento da administração municipal com a clareza e a prestação de contas à comunidade. A avaliação aponta um percentual de 67,10% e colocando o segundo maior município da Serra Catarinense no seleto grupo de cidades brasileiras onde a gestão é feita literalmente às claras.
A análise da Atricon abrangeu mais de 8 mil portais públicos em todo o país, incluindo 430 de Santa Catarina. São Joaquim contribui para elevar o índice médio de transparência do Estado, que atingiu a marca de 58,15%. O estudo considerou 424 portais, abrangendo câmaras de vereadores (188), prefeituras (236) e páginas de seis instituições estaduais: TCE/SC, Alesc, MP/SC, TJ/SC e Defensoria Pública de SC.
POSICIONAMENTO DA GESTÃO DE SÃO JOAQUIM: “Esse reconhecimento reforça o empenho da gestão municipal de São Joaquim em promover a transparência e fortalecer a participação da sociedade na fiscalização e acompanhamento das ações governamentais. O Selo Prata é não apenas um reconhecimento, mas também um estímulo para que o município continue trilhando o caminho da transparência e eficiência na gestão pública”.
Com informações do jornalista Wagner Urbano