Geral

Semasa instala ecopontos em Lages

CONTÊINERES SÃO DESTINADOS À ENTREGA VOLUNTÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SERÃO INSTALADOS EM OITO LOCAIS DA CIDADE

Porque a destinação incorreta de resíduos repercute inclusive na atividade da Semasa, o secretário da autarquia das águas no município abriu a mão e a equipe técnica licitou a aquisição de oito contêineres para colocação em regiões estratégicas de Lages. As estruturas se destinam a receber, de forma voluntária da população, resíduos sólidos de todo gênero que, descartados, representam um reforço na coleta e no descarte de materiais inservíveis.

Dois contêineres já chegaram, dos oito licitados, sendo que um deles ficará no bairro Guarujá, em um terreno próximo ao Guarujá Social, na avenida 31 de Março, e o outro em terreno anexo ao ginásio Jones Minosso, no bairro Universitário. Os outros seis ecopontos ainda terão locais definidos.

SOBRE A INICIATIVA

“Esta foi uma iniciativa tomada após uma conversa com o prefeito Ceron, com objetivo de incentivar a população a participar mais da coleta seletiva, dando uma destinação correta e diminuindo a emissão deste tipo de material ao aterro sanitário”, explica o secretário da Semasa, Jurandi Agostini. O ecoponto é um sistema de recolhimento de lixo reciclável com divisórias para materiais específicos. O fato dos espaços de destinação serem coloridos, facilitam a identificação de forma didática pela população.

O recolhimento e destinação correta dos materiais serão de responsabilidade da Cooperlages e da empresa Eco Centro Sul, que trabalha com materiais eletrônicos descartados. O serviço será feito semanalmente, ou conforme a quantidade de lixo depositada nos contêineres.

INCENTIVO

Para instigar ainda mais a comunidade a participar do projeto e fazer a separação do lixo em casa, serão promovido concursos nas escolas municipais, com participação dos estudantes. “As laterais dos contêineres serão plotadas com o tema, e tivemos a ideia de fazer um concurso de desenhos e frases entre os alunos. Os vencedores terão seus trabalhos expostos nos ecopontos”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Milton Matias Filho.

Com informações de Aline Tives e fotos de Aline Borba

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *