Geral

Serra Catarinense tem só 113 bombeiros

EM REGIME DE ESCALA ELES SÃO RESPONSÁVEIS PELO ATENDIMETO DE 19 MUNICÍPIOS NA ÁREA DO 5º BBM

Talvez e provavelmente por desconhecimento sobre quantitativo de contingente, o vereador Leandro do Nascimento (PL) apresentou expediente na Câmara de Vereadores de Lages. Está sugerindo que o campus da Udesc de Lages (CAV) doe uma área para instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Ocorre que Lages possui uma unidade avançada na parte alta (às margens da BR-116) que funciona precariamente devido à falta de contingente.

REALIDADE NA SERRA CATARINENSE

Não para falar sobre quantitativo de profissionais, mas o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), Tenente Coronel Mateus Muniz Corradini, esteve na última reunião da Acil. Ali ele confirmou que para atender quarteis em oito municípios de abrangência do 5.º BBM ele dispõe de 113 bombeiros militares. A deficiência de pessoal é amenizada com o apoio de 236 bombeiros comunitários que passaram por curso de formação e estão aptos a atuar. Completa o quantitativo, outros 35 bombeiros civil profissionais, 20 integrantes do chamado corpo técnico de inativos da segurança pública e mais 16 estagiários.

Tenente Coronel Muniz apresentando dados da atuação do Batalhão de Bombeiros Militares que ele comanda aqui na Serra Catarinense abrangendo 19 municípios, durante reunião na Acil

RISCO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Embora não chame atenção no noticiário está para ser votado o Projeto de Lei 3.045/22 que estabelece normas gerais para a organização das polícias militares e dos corpo de bombeiros militares. Nesse encaminhamento, a figura do bombeiro voluntário corre risco. Haveria restrição desse segmento para celebrar convênios com prefeituras e se quer eles poderiam se intitular como ‘bombeiros’. Os senadores catarinenses pediram uma análise mais aprofundada sobre o tema, sob o risco de afetar a atividade dos bombeiros voluntários, importantes na atuação inclusive aqui na Serra Catarinense em cidades como Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Capão Alto.

Senadores Jorge Seif, Ivete da Silveira e Amin, com uma preocupação comum em relação aos bombeiros voluntários que atuam e atendem em mais de 50 cidades de SC

REFLEXO AOS VOLUNTÁRIOS

As palavras da senadora Ivete da Silveira dão ideia do reflexo da aprovação da lei orgânica do Corpo de Bombeiros que é excludente em relação aos bombeiros voluntários:

“A iniciativa será um duro golpe nos cerca de quatro mil municípios brasileiros (80% do total) que ainda não contam com serviços próprios de atendimentos a emergências. Além de ser desastrosa para os mais de 100 municípios que, por força de suas próprias comunidades, mantêm serviços de corpos de bombeiros voluntários”.

***

Abaixo conteúdo publicitário

MORE BEM OU FAÇA UM BOM INVESTIMENTO:

RESIDENCIAL BÉRGAMO. PERTO DE TUDO!

Na Avenida Papa João XXIII você pode conferir in loco a evolução das obras do Residencial Bérgamo. Tudo com a qualidade padrão Construtora Terra Engenharia!

Visite o portal da Construtora Terra e confira! 

Registro de Incorporação: R3/41196

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *