Geral

Travessia férrea só com viaduto

RESPOSTA À PREFEITURA DE LAGES DA EMPRESA RUMO DESCARTA TRAVESSIA SIMPLES (DE NÍVEL) ENTRE OS BAIRROS SÃO MIGUEL E FERROVIA

Desnecessário detalhar o caos que se tornou a interligação entre o bairro Coral e outras partes de Lages com o bairro da Penha e saída para São Joaquim, inclusive a unidade da Ambev. Ocorre que o trânsito afunilou na passagem sob o viaduto da Penha, causando filas que chegam a atravessar o referido bairro, pela rua Manoel Antunes Pessoa. Daí que a alternativa para desafogar esse trânsito é a implantação de outra passagem ferroviária, na altura da estação, interligando os bairros São Miguel e Ferrovia, com saída na Avenida Castelo Branco em direção ao Centro.

PEDIDO FEITO E RESPOSTA DADA

No dia 21 de março o secretário de Planejamento de Obras, João Alberto Duarte enviou expediente à empresa Rumo (substituta da ALL na gestão da linha férrea que corta Lages). Apresentou a necessidade de implantar uma travessia de nível entre os dois bairros citados.

O QUE É ISSO?

Travessia de nível é tipo aquelas que dão acesso a bairros como Guarujá e Pisani e ainda na saída do bairro da Várzea para Morrinhos, com o trânsito passando por cima da linha férrea. Mas a resposta da empresa
Rumo, dada na sexta-feira, 21, é contrária à hipótese de travessia de nível.

EXPLICAÇÕES TÉCNICAS DA RUMO

De acordo com o parecer técnico da empresa, a implantação de uma travessia de nível na altura da Estação Ferroviária, desatende normas. Essas normas foram detalhadas na resposta dada à Prefeitura de Lages. Não houve uma negativa da Rumo. Mas uma orientação de que a travessia tecnicamente possível e viável no local é de desnível superior ou inferior.

O QUE ISSO SIGNIFICA?

Significa que para implantar a travessia, a Prefeitura de Lages precisaria elaborar um projeto para implantar um viaduto sobre a linha férrea, interligando os bairros São Miguel e Ferrovia. Ou ainda, construir um túnel por baixo dos trilhos, para a passagem de veículos e animais. O documento ainda fala que se faltar expertise aos técnicos da Prefeitura de Lages ou recursos financeiros, recomenda-se recorrer aos órgãos federais pertinentes.

Estação ferroviária de Lages e a disposição de se implantar uma passagem de nível interligando os bairros São Miguel e Ferrovia. Mas ficou pacífico no despacho da empresa Rumo: Passagem de nível não tem viabilidade técnica, considerando as normas. Só é possível viaduto ou uma passagem em desnível inferior (uma espécie de túnel por baixo dos trilhos).

Compartilhe

1 comentário para: “Travessia férrea só com viaduto”

  1. concordo com a empresa por aquela saída para os morrinhos vira e volta o trem para e tranca a passagem de veículos e pessoas e na altura que propõe tal passagem então que bem próximo a estação ferroviária seria uma caos maior ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *