Geral

Sobre o acesso à Área Industrial de Índios

É o tipo de informação que nem vem a público porque a equipe de Planejamento da Prefeitura de Lages trabalha no tecnicismo para implantação um sistema de acesso ao futuro Distrito Industrial de Índios. Uma minuta daquilo que se pretende implantar na BR-282 já foi protocolado, com providências para adequações que atendam as normas do DNIT em relação à implantação de recuos e retornos na rodovia para chegar até o referido distrito industrial.

CELERIDADE

O acesso pela BR-282 ao futuro distrito industrial é uma das providências em andamento. Também há encaminhamentos relacionados à estruturação do local que receberá empreendimentos. Rede de energia é outra demanda que está integrada às necessidades da área que já tem empresa aguardando esses trâmites para começar a construir unidade.

Foi em outubro do ano passado que se conferiu in loco algumas providências necessárias ao futuro distrito industrial. De lá para cá houve terraplanagem e alguns encaminhamentos técnicos. Agora virá a parte prática da estruturação com viabilização de acesso, via BR-282

POR FALAR EM ACESSO…

Esse acesso do futuro distrito industrial em Índios é providência em encaminhamento pela Prefeitura de Lages. É o município que arcará com os custos, assim como foi, por exemplo, a implantação de acesso à empresa Ekomposit, cuja obra foi paga e executada pela prefeitura. Daí que existe certa falta de conhecimento, inclusive por vereadores, sobre a responsabilidade de tais acessos, mesmo em rodovias federais.

EXEMPLO DISSO

Por desconhecimento, a vereadora Suzana Duarte (Cidadania) encaminhou um requerimento ao DNIT. Ela pede melhoria no acesso à empresa M7, instalada no Km 225 da BR-282, saída para São José do Cerrito. Embora tenha a importância inconteste para a economia lageana, não há atribuição do DNIT para instalar acesso a empresas. Cabe às mesmas a providência, a partir da autorização da autarquia federal. Se a prefeitura quiser construir o acesso, dentro da política de incentivos, fica a critério do município.

Vereadora Suzana, aqui com Reginaldo Heine, por desconhecimento solicita melhoria de acesso à empresa às margens da BR-282 ao DNIT. Entretanto, a atribuição de implantar tais melhorias é da própria empresa, com autorização da autarquia, seguindo as normas segurança vigentes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *