Geral

Tem piso sendo aprovado no DF

AINDA NÃO É DA ENFERMAGEM. FOI APROVADO O PISO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM PATAMAR DE 2 SALÁRIOS MÍNIMOS

R$ 2.424,00 em valores que consideram o salário mínimo vigente neste ano. Esse é o piso a ser pago aos ACS – Agentes Comunitários de Saúde. São cerca de 400 mil profissionais dessa área atuando em todo o Brasil. E não há município que não tenha os ACS percorrendo casa por casa, levando informação e acompanhamento na área da saúde, dentro do programa de saúde da família (ESF).

A CRUZADA É ANTIGA

“Todos os segmentos são importantes. O professor precisa ganhar bem e quem trabalha com segurança pública também. Mas é o momento de olharmos para os profissionais da área da saúde”, disse a deputada Carmen Zanotto ao defender a deliberação da PEC que foi aprovada em dois turnos na Câmara Federal. A parlamentar lageana lembra que acompanha a luta dos ACS desde 2011 quando assumiu como deputada. “É preciso reconhecer o trabalho destes profissionais que são os primeiros a chegarem nas casas e estão fazendo a diferença na melhoria dos indicadores e na cobertura vacinal durante a pandemia”.

Carmen Zanotto observa que a PEC determina que os recursos deverão constar no orçamento geral da União com dotação própria e exclusiva. “E quando repassados, seja para pagar salários ou qualquer outra vantagem a esses agentes, não serão incluídos no cálculo para fins do limite de despesa com pessoal dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *