MOBILIDADE SEGUE CONTURBADA NAS IMEDIAÇÕES DA FRANQUIA INAUGURADA EM LAGES HÁ UMA SEMANA
Era de se esperar que em uma semana houvesse calmaria na movimentação para acesso à franquia do McDonald’s em Lages. Inaugurada na terça-feira da semana passada, dia 16, o fato é que diariamente tem se repetido uma cena que, aparentemente, apenas as autoridade de trânsito de Lages não estão preocupadas. Trata-se de filas que se formam para frequentar o Drive-Thru da estrutura. O problema maior reside no fato dos veículos utilizarem o cruzamento da Avenida Carahá com a Duque de Caxias para acessar à franquia. E, ao formarem fila, permanecem embaixo do semáforo, causando situações anormais e complicadas no trânsito.
IMPORTANTE OBSERVAR QUE…
Não há uma única vírgula de contrariedade ao empreendimento. Muito pelo contrário. Trata-se de uma opção aos lageanos que está gerando empregos e dando aquela visão de cidade com potencial econômico (a franquia não se instalaria se não tivesse essa viabilidade). Entretanto, o poder público não pode abrir exceção às regras do CTB para este ou aquele estabelecimento.
E…
Inclusive a própria prefeitura determinou, via Diretran, a aplicação da lei (CTB) em relação a veículos cujos proprietários são pais de alunos e que chegavam para pegar seus filhos no novo Colégio COC. Ali houve multas e polêmicas, exatamente por uma situação de anormalidade (bem menos complicada que no McDonald’s). E agora para a franquia há uma indiferença à bagunça que se instalou no cruzamento.
Fila embaixo de semáforo não tem previsão legal em nenhuma parte do CTB. E o correto, inclusive, seria notificação aos motoristas através do sistema de videomonitoramento (se é que funciona).
EM TEMPO
No artigo 95 do CTB há previsão de estudo prévio de impacto do trânsito quando da implantação de empreendimentos com previsão de fluxo de veículos. Se o referido estudo foi feito, falhou. E a Seplam – que libera os empreendimentos – também falhou na tarefa de orientar e direcionar o acesso por outro ponto e não na realidade posta.
A imagem acima é do Grupo do Biguá (WhatsApp)