Evento Geral

Trocas de comando no 1.º Batalhão de Lages

Na semana da troca do comando geral do 1.º Batalhão Ferroviário, com o deslocamento do Coronel Cleber Arruda Machado para outra estrutura e unidade do Exército Brasileiro – e a chegada ao comando do experiente Tenente Coronel Anderson Soares do Carmo, também houve outra troca na unidade militar com sede em Lages.

Primeiramente reforçando a troca do comando geral com a saída do Coronel Cleber (esquerda), um integrador e de atuação destacada, para a chegada do Tenente Coronel Anderson que no perfil de atuação tem experiência na força de paz do Brasil no Haiti e também no comando de unidades de selva do Exército Brasileiro.

COMANDO ADJUNTO

Nesta terça-feira, 14, aconteceu também a passagem de comando da função de adjunto de comando. O subtenente Waldir Grob, após três anos de atuação, deixou a função para o também subtenente Rodrigo Silveira da Cruz.

Adjuntos de comando das unidades da 14.ª Brigada de Infantaria Motorizada e do 4.º Grupamento de Engenharia (Porto Alegre/RS) participaram do ato militar em Lages.

Coronel Cleber (centro) que deixará o comando do 1.º Batalhão Ferroviário, recepcionando o novo adjunto naquele ato formal de integração com a família, após a solenidade de troca de comando

ADJUNTO DE COMANDO?

Trata-se de uma função relativamente recente ocupado por praças (subtenentes ou 1.º sargentos) com a finalidade de estabelecer elo entre o comando geral da unidade e a tropa. Também faz um meio campo entre o comando e a tropa, referente às questões que envolvem os praças. “O Exército Brasileiro na busca da valorização de praças e também, atendendo um dos objetivos estratégicos de fortalecimento da Dimensão Humana da Força, implantou em maio de 2015 o Cargo de Adjunto de Comando”.

Fotos de divulgação: 1.º Batalhão Ferroviário de Lages

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *