Geral

TSE: Referência ao ‘Véio da Havan’

JULGAMENTO DO MANDADO DE JORGE SEIF FOI ADIADO PARA DIA 16. ADVOGADO FEZ REFERÊNCIAS AO APELIDO DE LUCIANO HANG

“As lojas Havan que se confundem com a figura de seu proprietário e também garoto-propaganda Luciano Hang, autointitulado como Véio da Havan contribuiu fortemente para desequilibrar o pleito”.

A fala acima integrou a sustentação oral (fala durante o julgamento) feita pelo advogado Sidney Neves que defende a coligação Bora Trabalhar, que pede a cassação do mandato de Jorge Seif, Senador eleito por Santa Catarina no pleito de 2022.

ADIAMENTO DO JULGAMENTO

O desdobramento que pode manter Jorge Seif na função ou cassar seu mandato conquistado com 1.484.110 votos – 39,8% da votação à Câmara Alta – ficou para às 10 horas da terça-feira, 16 de abril. A suspensão do julgamento aconteceu após o relator do processo Ministro Floriano Marques (ele é do grupo do STJ) ter feito a leitura que cabe à relatoria, além da sustentação oral dos advogados de Seif e da coligação Bora Trabalhar. Coube ao presidente do TSE, ministro do STF Alexandre de Moraes, determinar o adiamento do julgamento.

EX-MINISTRA DEFENDE SEIF

Coube à ex-ministra do próprio TSE, atuando agora como advogado, fazer a sustentação oral em defesa de Jorge Seif. “Não se pode jogar 5 milhões de votos fora”, apontou Maria Cláudia Bucchianeri insistindo na tese da ausência de provas de que Seif utilizou helicóptero, estrutura de empresa e teria contado com a ajuda privada na campanha, causando o desiquilibrio na disputa.

PERFIL – Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro, que defende Jorge Seif, pode ser apontada como uma das maiores especialistas em Direito Eleitoral no Brasil. Ela é advogada, chegou à função de Ministra do TSE como substituta por um biênio de onde saiu em agosto do ano passado (2023).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *