Geral

Um século de Praça Joca Neves

ALGUNS LOCAIS PITORESCOS DE LAGES CUJA HISTÓRIA EVIDENCIA O QUANTO O TEMPO PASSA

Porque nem todos frequentam as redes sociais, volta e meia a gente dá uma espiada em registros históricos que integram as postagens sobre Lages. Neste final de semana, por exemplo, avistamos o registro sobre o centenário da praça Joca Neves. Ela que, inclusive chegou a ser chamada de Perigo de Vida passou por transformações ao longo de sua existência, até mesmo com concha acústica e até monumento à Bíblia.

Este é o registro original oriundo do Museu Thiago de Castro compartilhado pelo Almirante Soares Filho. Nos tempos de agora, ali naquela sequência de árvores à direita, está a Clínica Santé. Observe que o local da praça é um declive que foi moldurado com urbanização de forma gradativa.

Aqui um colaborador nas redes sociais, usando da tecnologia, colocou cor no retrato de 100 anos atrás no contraste a partir do entroncamento das ruas Cândido Ramos com a Otacílio Vieira da Costa

POR FALAR EM TEMPOS IDOS

Este outro registro nas redes sociais aponta o tradicional (e no passado mais movimentado) Serrano Tenis Clube. A imagem é da inauguração no ano de 1954. Por assim dizer que ano que vem o referido clube completa 70 anos de existência. E interessante que, apesar das sete década, evidencia aspecto de modernidade ainda nos tempos atuais.

Na parte inferior da imagem recortada do jornal aparece a avenida D. Pedro II com um FNM e uma Cinza se cruzando naqueles tempos em que a BR-116 passava por dentro da cidade

A PRIMERIA REFORMA DO PAÇO

Essa imagem do ano de 1960 é apresentada como sendo da primeira reforma feita no prédio da prefeitura (ali à direita). É possível observar que havia uma escadaria para chegar até a parte térrea do Paço.

Os registros foram retirados da página Nossa Lages mantida por Almirante Soares Filho e colaboradores

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *