PARTIDO TEM PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO COM CONDICIONANTE PARA CONCORRER. E OUTRAS SIGLAS O QUEREM NUMA COLIGAÇÃO
Quem quer casar com dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?
Não, na seara política o partido União Brasil não é dona Baratinha que encontrou uma moeda e foi para janela escolher um pretendente, achando que estava rica. A sigla é mesmo rica, considerando que depois do PL, solteiro (sem federação) é a maior bancada eleita com 59 deputados. Na eleição passada (2022) o União Brasil acessou a maior fatia (R$ 758 milhões) para a disputa. E a tendência é que os valores para este ano sejam os mesmos. Somado ao dinheiro na caixinha, a boa bancada também dá um tempo robusto no horário eleitoral. Por causa também desses fatores, o União Brasil é considerado a dona baratinha, a noiva coibiçada para qualquer coligação no pleito deste ano, inclusive em Lages.
UNIÃO BRASIL NÃO QUER
SER APENAS COADJUVANTE
Na passagem por Lages na sexta e sábado, o deputado e presidente do União Brasil, Fábio Schiochet deu as cartas. Se o vereador Heron Souza tiver viabilidade jurídica, a bênção da sigla para concorrer a prefeito está dada. Logo, o parlamentar local só precisa superar um entrave que pode lhe incomodar adiante e colocar a pré-candidatura na rua.
No xadrez da política em Lages – jogo ilustrado nesse retrato feito por João Matias – a viabilidade da candidatura de Heron Souza tornaria a disputa mais misturada com vários pretendentes ao Paço
QUEM QUER O UNIÃO BRASIL?
Daqueles que a gente garimpou informações, é certo que o MDB quer o União Brasil para rumar juntos para o altar na disputa eleitoral deste ano. Os pelegos franquiariam a vaga de vice ao União, numa dobradinha com Elizeu Matos. Significaria que, caso Heron Souza não tivesse a candidatura a prefeito viabilizada, o próprio Luiz Marin poderia dizer ao emedebista ‘esse cara sou eu’ para compor como vice.
Registro compartilhado da presença de Schiochet em Lages com lideranças também de Capão Alto e Correia Pinto ‘pavimentando’ a formação de chapas para a disputa deste ano
Lá em cima do Morro Grande eu sentei e pensei:
Nas redes sociais do médico Heron Souza não consta referência ao aceno do União Brasil para ele concorrer a prefeito. O último registro dele é essa foto contemplando a cidade que ele não esconde querer ser prefeito da mesma!