DEPUTADO APRESENTARÁ MOÇÃO DE APELO PEDINDO ABERTURA DA EMERGÊNCIA DO HTR PARA DESAFOGAR ATENDIMENTO NA UPA
“Tenho acompanhado com preocupação a situação da alta demanda da UPA de Lages. Entendo que a abertura da emergência do HTR pode amenizar bastante a demanda na UPA”. É o que cita o deputado Lucas Neves (Podemos) para apresentar no expediente da Alesc desta terça-feira, 23, uma Moção de Apelo ao governador Jorginho Mello. Ele vai pedir a abertura da emergência planejada para o subsolo da nova ala do Hospital Tereza Ramos.
ENCAMINHAMENTOS
Antes de elaborar o conteúdo da Moção de Apelo, Lucas Neves esteve dialogando com a diretora do HTR, a médica Cristina Subtil. O parlamentar lembra que no governo anterior (Moisés) vinha se trabalhando para a abertura da emergência oncológica, tendo, inclusive, feito processo seletivo para contratar equipe técnica no mês de novembro de 2022. Lucas observa:
“Os pacientes que trata o câncer no HTR (que recebem medicação e vão para casa), quando passam mal e precisam de atendimento, deslocam-se até a UPA. Com a emergência aberta, eles poderiam ir direto no HTR, tornando o atendimento mais digno, além de diminuir a demanda da UPA”.

Lucas Neves na conversa com a diretora Cristina Subtil antes de levar o assunto para o parlamento catarinense onde tenta obter eco na demanda que apresenta
ASSIM
Não parte do deputado a observação, mas é de se estranhar que se as providências para a abertura da emergência do HTR estava encaminhada, a nova gestão (do Hospital e do Governo) não tenha dado continuidade e, cinco meses depois, a estrutura (da emergência) não esteja funcionando ainda.