Geral

Vacina mais urgente à nossa gente!

VACINAS FORAM ENTREGUES SÁBADO E SOMENTE NA SEGUNDA-FEIRA COMEÇOU A APLICAÇÃO

Não é uma crítica, é um lamento!

A aplicação da vacina contra a Covid-19 não pode se submeter a dia útil ou horário comercial. Muito menos a limitação de quantitativo por senha. Chegou na Regional da Saúde, houve a necessária contabilização para distribuir aos municípios, ao chegar nas Secretarias de Saúde, de imediato deveria existir um plano de gestão para aplicação imediata.

PORÉM

Não é o que acontece em Lages. E já se visualizava isso nas faixas etárias anteriormente atendidas e se repete com idosos a partir de 80 anos que têm acesso neste segunda-feira, 01, ao medicamento. A vacina chegou no sábado à Secretaria de Saúde de Lages. Poderia ainda naquele dia começar a aplicação. Nada é mais prioritário e urgente que isso.

NESSE SENTIDO

Triplique-se a remuneração aos profissionais que atuam nessa missão de aplicar a vacina. Retire-se dinheiro de lugar menos urgente e que se valorize esse profissional para trabalhar no sábado, domingo. Faça-se rodízio de pessoal, sem sobrecarregar sempre os mesmos. É possível, é necessário. Nada justifica ter vacinas na geladeira e essa demora. O drive thru, se necessário, que funcione até às 24h e não apenas até às 21h.

OCORRE QUE…

É preciso gestão de aplicação. Lugar da vacina é no braço da faixa etária prevista. Tudo naturalmente coordenado, mas sem demora. Sem que uma vacina repouse durante todo um domingo guardada, para se iniciar o procedimento na segunda-feira. E que ninguém venha com o argumento de que ‘quem esperou até agora, espera mais um dia’. Porque se essa agilidade impedir que um idoso seja contaminado pela Covid-19, já valeu a pena.

ATÉ PORQUE…

Estamos em tempo de guerra. Guerra contra o vírus. Não tem sábado, feriado ou domingo para combater esse mal. Gestão para a vacinação devereda, é tudo que se pede.

OLHA O RESULTADO DO

‘SEGUNDA-FEIRA A GENTE COMEÇA’…

Esta é a rua Paulo Alves de Liz (onde já morei). Ela é paralela ao CAV. Essa é a fila que dobra a Camões para chegar ao parque Conta Dinheiro onde é a vacinação através do sistema drive thru…

Se você considera a fila no bairro Gethal normal, observe o registro acima. Essa rua de pavimento detonado é a Rua Independência na esquina com a Rua Padre José Espíndola, quase no final do bairro Dom Daniel. Era ali que estava a fila às 9 horas da manhã. São quase 4km de fila de veículos com idosos na angústia de acessar a dose da vacina contra a Covid-19.

AGORA PENSE…

Não era para essa mobilização estar ocorrendo imediatamente à chegada da vacina? A vacinação não pode ocorrer somente em dia útil, com limitação de fichas e horários. Se necessário, em havendo disponibilidade de doses, deve ocorrer 24 horas por dia!

A PROPÓSITO

Estado e Município são aplicadores da vacina. Precisam criar dinâmica, especialmente os municípios, para acelerar. Porque, assim que chega a Santa Catarina, uma operação de guerra é feita para que as doses cheguem às Regionais de Saúde, onde, indispensavelmente precisa ser feita a logística de distribuição aos municípios. Ali não fica vacina na gaveta. Aliás, fica enquanto o município contemplado não se organizar, planejar e mandar pegar. A chegada da vacina nas Secretarias de Saúde dos municípios não é automática.

É preciso gestão. É preciso correr atrás!

Fotos: Daniel Silveira – Notícias On Line

Compartilhe

7 comentários para: “Vacina mais urgente à nossa gente!”

  1. Falou tudo Edson, não tem como deixar para segunda começa no dia que esta liberada a vacina estamos em clima de guerra e as pessoas querem se vacinar e ver as filas que esta hoje.

  2. Edson, nós moramos no interior (Lages) do interior (Santa Catarina) de um país de 3º mundo, onde o importante é o futebol e a festa com a galera. Infelizmente, nossa realidade é: ainda bem que tem uma mixaria de vacina e um ou outro será vacinado neste ano. De resto, é lamentar que hoje a gasolina aumenta de novo e assim vamos. Eu já desisti!

  3. Olá Edson, seu comentário é pertinente, mas vc já parou pra observar que o número de doses das vacinas estão vindo a conta gotas, se a saúde fizer dessa forma que está sugerindo, as doses já teriam acabado ontem, e o que seria feito a semana inteira? Até que cheguem as outras doses. Acredito que eles fazem o que podem com um número tão reduzido de doses. Falta muito ainda para acabar o primeiro grupo de prioritários, Pelo andar da carruagem lá pelo 3º trimestre do ano que irão começar o 2º grupo de prioritários, e a população em geral só Deus sabe.

  4. Poderiam ter feito em 3 postos de distribuição, oriente tanto as pessoas por ordem alfabética, exemplificando de A a F em umblugar, de G a…. em outro e assim sucessivamente te. Falta organizacao!

  5. Parabéns pelo comentário Edson você falou tudo o que penso é mais um tanto, estamos em Pandemia uma guerra contra o vírus, estamos esperando a vacina e ela deve ser aplicada de imediato, já estou assustado se a fila para aplicação nos idosos de 80 anos está assim, imagina quando for para as faixas etárias abaixo cujo número de pessoas é bem maior.

  6. Sem contar que nós os profissionais da saúde, de clínicas e consultórios, estamos sem previsão de vacinação. Vários outros municípios maiores ou menores já estão vacinando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *