INICIATIVA TENTA AMPLIAR COBERTURA VACINAL. MAS A IMUNIZAÇÃO SÓ É FEITA COM AUTORIZAÇÃO DOS PAIS
A exemplo de outras partes do País, o lageano está se vacinando menos. E não é achismo, mas dados técnicos da Secretaria da Saúde que apontam esse indicativo. Para contribuir no sentido de ampliar a cobertura vacinal especialmente entre crianças e jovens, as Secretarias da Educação e da Saúde de Lages estão levando a opção da vacina nas unidades escolares.
COM AUTORIZAÇÃO
A vacinação nas unidades ocorre mediante a autorização dos pais. Para isso, é necessário que os mesmos autorizem, a partir da assinatura de um termo encaminhado às famílias. A medida atende a recomendação da Nota Técnica nº 053/2022, da Secretaria de Estado da Saúde. A primeira ação itinerante aconteceu na Escola Santa Helena, no bairro Copacabana. Um cronograma de vacinação foi elaborado para contemplar todas as unidades municipais de ensino.
Secretária da Educação, professora Ivana Michaltchuck, esteve na escola do bairro Copacabana acompanhando o início da ação de vacina nas unidades de ensino da rede municipal
ATUALIZA CARTEIRINHA
Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Lages, Mariana Decker, a imunização nas escolas é de extrema importância para atualizar a vacinação das crianças e dos adolescentes, para que possamos evitar doenças infecciosas. “A atualização do calendário vacinal garante a nossa proteção, a proteção da nossa família e da nossa comunidade”. Os estudantes levam de casa autorização para a vacina e ainda a carteirinha própria de imunização que possuem para que no documento sejam anotadas as novas doses.