SOBREVOO NAS IMEDIAÇÕES DO AEROPORTO DE CORREIA PINTO GEROU DÚVIDAS SOBRE A RAZÃO DA PRESENÇA DA AERONAVE NA SERRA
Observem a sequência de manobras no espelho acima de um avião Embraer IU-50 sobrevoando os céus das imediações do Aeroporto de Correia Pinto. A aeronave já havia feito manobras para a coleta de dados a sexta-feira, 10, e por 2h30min repetiu a ação na tarde do sábado, 11.
DO QUE SE TRATA?
A aeronave é do GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Voo. Os sobrevoos visou aferir e inspecionar equipamentos de auxílio à navegação aérea no Aeroporto de Correia Pinto, assegurando a operacionalidade dos mesmos. Trata-se de um protocolo para, a partir do tecnicismo protocolar do Decea, liberar a cabeceira leste do aeroporto da Serra Catarinense (atualmente apenas a cabeceira leste está homologada para pousos e decolagens).
CONSEQUÊNCIA DISSO
Com as duas cabeceiras liberadas, aeronaves como da empresa Azul correm menor risco de deixar de aterrissar no aeroporto de Correia Pinto, devido às condições meteorológicas. Isso porque, se uma cabeceira estiver fechada, é possível ainda avaliar, dentro da segurança devida, a possibilidade de executar as manobras em outra cabeceira. Da mesma forma, consta que a homologação dessa segunda cabeceira seria indispensável para que a empresa Gol opere o voo entre Guarulhos, Correia Pinto e Jaguaruna.
Tanto na sexta-feira quanto no sábado, após as manobras na Serra Catarinense, a aeronave retornou a Florianópolis