INSTABILIDADE NOS POUSOS NO AEROPORTO DE CORREIA PINTO FEZ ENTIDADE COLOCAR O ASSUNTO NA REUNIÃO SEMANAL
Nesses 50 dias de existência das operações das Linhas Aéreas Azul no Aeroporto de Correia Pinto, foram seis voos não finalizados com pousos e decolagens na linha aérea entre a Serra Catarinense e Campinas/SP. Um desses dias a razão técnica foi em Campinas, os outros cinco em decorrência de intempéries no aeroporto serrano.
ELES, OS VENTOS
Ventos fortes da semana passada impediram pousos porque somente a cabeceira oeste (Cerrito) está homologada. Talvez se a cabeceira leste (BR-116) também estivesse funcionando os impedimentos seriam menores porque quando o vento está muito forte (como ocorreu semana passada), a pista de 1.800 metros se torna pequena para uma aterrissagem a favor do vento. Assim, se a manobra ocorrer no sentido contrário (do vento), a operação ocorre dentro do protocolo de segurança.
REUNIÃO NA ACIL
Para entender isso e pedir alguma ação para que o voo não sofra revés, a diretoria da Acil chamou dirigentes do Governo do Estado e o prefeito Ceron para uma prosa sobre o assunto. George Picinato, Diretor de Aeroportos do Governo do Estado e o Assessor de Governo, Lucas Neves, reforçaram aquilo informado via nota pela Secretaria de Estado da Infraestrutura: As ações foram executadas, o aeroporto está operando e condições climáticas impeditivas são exceções nessa nova realidade de opção de transporte na Serra Catarinense.
Gerente da Infracea, empresa que administra o aeroporto de Correia Pinto, também participou da conversa com Lucas Neves, presidente Caco e o prefeito Ceron
GOL VEM AÍ
Durante a reunião na Acil foi confirmado que a empresa Gol Linhas Aéreas tem previsão de operar a partir de setembro deste ano no Aeroporto de Correia Pinto. Faria (ou fará) três voos regulares por semana, interligando a Serra Catarinense a outro aeroporto paulista, o Internacional de Guarulhos (GRU).
DADOS DA AZUL
Nesse período de operação na Serra Catarinense (50 dias complementado hoje, excetuando sábados e os seis dias não operados), a Azul embarcou 3.267 passageiros para Campinas/SP. E houve 2.790 desembarques em Correia Pinto. A média de ocupação da aeronave é superior a 70%.
A conversa na Acil foi mais no sentido de reforçar que o aeroporto funciona dentro de padrões e protocolos de segurança e que o voo da Azul não corre risco de ser interrompido
***
Abaixo conteúdo publicitário!
20 ANOS DE TERRA ENGENHARIA
DEIXANDO BOAS MARCAS EM LAGES E SC
Três dos vários empreendimentos imobiliários para você morar bem em Lages. Alguns já entregues, outros em fase de construção e acabamento…
Algumas das várias obras executadas pela equipe da Terra Engenharia em Santa Catarina
Mas Edson, a pergunta chave é por que a pista 27 não está homologada? E as respostas sempre são bem evasivas “As ações foram executadas, o aeroporto está operando e condições climáticas impeditivas são exceções nessa nova realidade de opção de transporte na Serra Catarinense.” o problema é que essas “condições climáticas impeditivas” vai ser qualquer vento que contrário a essa pista 27 e isso sempre vai acontecer quando as frentes frias passam já que os ventos sempre mudam nessas situações e são comuns no inverno, ou seja, logo vamos ter mais problemas…
O problema do radar ocorreu apenas em um dia da semana.
Atrasou/cancelou diversos voos oriundos daquela região.
Porém, nos outros dias, não foi possível realizar o pouso por conta da falta do equipamento que já deveria ter sido instalado na cabeceira 27. E o vento indicava, por conta da sua direção e velocidade, que a pista 27 DEVERIA ser utilizada.
Apenas na 09 tem o PAPI instalado.
Como salientou o Claudio [acima], as operações de aeronaves da categoria da aeronave da azul [para cima] estão proibidas de se aproximar pela cabeceira 27.
Pesquise no site do deco [www.aisweb.decea.mil.br] digite o designativo do aeroporto [SNCP] e vai ler as informações sobre o aeroporto.
Então, a manifestação do prefeito de que “Todas as causas de cancelamento de voos foram devido a condições externas alheias que independem do aeroporto.[…]” não é verdadeira.
Porque, sem o PAPI instalado na cabeceira 27 quando o vento estiver direcionando os pousos e decolagem por este lado, as aeronaves da azul, gol, tam, etc [da categoria 3C para cima] estão proibidas de pousar. Mesmo que o dia esteja sem uma única nuvem.
Aliás, na próxima segunda feira 30/05 é esperada passagem de frente fria e já se projeta vento no quadrante 270º conforme site https://www.windy.com/?2022053006,-27.658,-50.133,11 que é exatamente os ventos que tem gerado transtornos, vamos ver o que acontece…