Dois mandados de prisão e 15 de busca e apreensão integram a tarefa que está sendo cumprida nesta quinta-feira, 08, em Lages pelo grupo de atuação Gaeco, com ajuda de policiais da DIC e área de inteligência da PM.
O alvo são dois investigados que estariam praticando crime de viabilização de diplomas de curso superior falsos.
SEGUNDO O GAECO
O nome da operação se dá em virtude de que os crimes investigados se caracterizam pela ‘venda’ de diplomas de conclusão de curso superior. Documento seria utilizado pelos ‘compradores’ em concursos públicos que exigem curso superior.
AINDA
De acordo com as investigações, após realizarem os respectivos pagamentos, os ‘alunos’ recebiam provas já respondidas e trabalhos prontos, tudo com o fim de obterem, em tempo curto de até três meses, os respectivos diplomas.
MATERIAL APREENDIDO
Entre os materiais apreendidos estão celulares, computadores, contratos, diplomas, trabalhos, provas e comprovantes de pagamentos. Os mandados foram expedidos pela 3.ª Vara Criminal de Lages.
Mais informações não poderão ser prestadas neste momento, segundo nota informativa do Gaeco, em virtude da continuidade das investigações.
QUEM SÃO?
Os dois alvos de mandado de prisão temporária (porque não há mais condução coercitiva) seriam os mentores da possível fraude. A busca e apreensão se destina a 15 endereços daqueles que estariam usufruindo do esquema. A identidade dos mesmos serão reveladas ao término da operação do Gaeco.