UMA DAS CHAPAS TERÁ 14 SEGUNDOS PARA PROPAGANDA
As redes sociais e a chamada campanha eletrônica na TV e rádio são fundamentais na disputa deste ano. As limitações do corpo a corpo nas ruas devido à pandemia criaram essa nova realidade. Nas redes sociais a propaganda não é absolutamente livre. É que mesmo parecendo território aberto, há regras que os candidatos devem atender e esses podem responder por eventuais excessos de simpatizantes, desde que evidenciada a relação.
HORÁRIO EM LAGES
Recebemos cálculo aproximado da divisão no horário eleitoral a ser veiculado às 7h e 12h nas emissoras de rádio e às 13h e 20h30min na televisão (no caso o SBT SCC). Análise considera partidos que integram cada uma das coligações majoritárias e ainda uma divisão comum entre cada candidato.
TEMPO DE CADA
Esse tempo não é oficial porque haverá um arredondamento considerando a participação igual a todos. Mas a partir das parcerias partidárias de cada coligação, ficaria aproximadamente assim:
Carmen Zanotto – 2min53segundos
Antônio Ceron – 2min39segundos
Lucas Neves – 1min39segundos
Cleimon Dias – 1min16segundos
Dilmar Monarim – 45 segundos
Ed do PSOL – 21 segundos
Airton Amaral – 14 segundos
OBSERVE-SE QUE…
Quando a Justiça Eleitoral definir de forma oficial, considerando os critérios técnicos – a partir da quantidade de parlamentares no Congresso como definidor disso – esse tempo será aplicado tanto no horário eleitoral fixo e pré-determinado, quanto nas inserções a serem pulverizadas nos intervalos tanto de rádio quanto de televisão.
O prazo do registro de candidaturas é 26 de setembro. A propaganda pode iniciar imediatamente após isso, mas para produzir material gráfico (como santinhos), os candidatos precisam já dispor de CNPJ e esse número constar no material impresso.
NSCTV VEICULA JOAÇABA
Ainda a título de informação, porque gera bastante dúvidas, a NSCTV (afiliada da Globo que transmite o sinal para Lages), gerará a propaganda eleitoral de Joaçaba e não de Lages. A razão é o regramento da emissora veicular a propaganda da cidade onde ela tem sede. Isso explica a razão da propaganda de Lages, via SBT SCC, chegar a todos os quadrantes de Santa Catarina. Lages é a sede da emissora que gera tal conteúdo.