Política Serra SC

Contas: Manobra dos vereadores em Vargem

VEREADORES PEDEM REAPRECIAÇÃO DE CONTAS AO TCE/SC

Acirramento da disputa em ano eleitoral faz surgir bizarrices. É o que a população de Vargem, município distante 80 km de Lages, testemunhou na sessão desta quinta-feira, 27, na Câmara. Foram para a pauta as contas de 2016 (último ano de gestão do prefeito anterior Nelson Gasperin, o Peixe) e também as contas de 2018 (segundo ano do mandato da atual prefeita Milena Lopes).

OCORRE QUE…

As contas da prefeita Milena Lopes vieram do TCE com recomendação para aprovação pela Câmara. Rejeitar o relatório iria requerer 6 votos contrários ao documento e uma justificativa plausível pelos vereadores. Já as contas do ex-prefeito Peixe foram rejeitadas no TCE e retornaram à Câmara com parecer nesse sentido, pela rejeição. Inclusive tais contas já foram motivo de um pedido de reapreciação.

Este documento confirma que as contas de 2016 já haviam sido submetidas à reapreciação e mantida a recomendação pela rejeição

O QUE FIZERAM OS VEREADORES?

Colocado o assunto na pauta, os vereadores resolveram pedir reapreciação das duas contas (de Milena e de Peixe). A postura dos vereadores de Vargem ignorou os dados da gestão de 2018 quando o próprio TCE/SC reconheceu que tudo foi feito de acordo com a norma. E tal decisão equiparou o relatório positivo de 2018 (Milena) com as contas rejeitadas pelo TCE de 2016 (Peixe).

Ex-prefeito Peixe se filiou ao MDB para disputar a eleição em Vargem. Como a rejeição de suas contas de 2016 poderia lhe causar problemas, os vereadores trataram de pedir reconsideração ao TCE/SC

Prefeita Milena não ficou nada contente ao ver que o trabalho redondo da gestão em 2018 acabou gerando pedido de reapreciação de suas contas pelos vereadores ao TCE

ENTENDA QUE…

As Câmaras Municipais têm poder de pedir reapreciação de contas ao TCE/SC. Mas isso decorre, geralmente, de questão controversa que motiva um esclarecimento e/ou orientação. Quando não há tal controversa, não há tal necessidade de pedir reconsideração, até porque os vereadores acabam adotando a postura de defensores do prefeito cujas contas são apreciadas. E o papel de vereador não é defender, mas fiscalizar. Mas em Vargem…

Compartilhe

1 comentário para: “Contas: Manobra dos vereadores em Vargem”

  1. As vezes,me pergunto..como tem gente desocupada nesse planeta..a inveja é uma merda..O Estado de Santa Catarina,inteiro,só enaltece a postura e competencia da atual Prefeita de Vargem,essa sim faz acontecer,com seriedade ,transparencia e competencia,mas tem uma gentalha,que nã se conforma,com o avanço notório da Vargem..AVANTE PREFEITA MILENA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *