Política

Eleição a prefeito e vereador em novembro?

VOTAÇÕES DIAS 15.11 E 29.11 FORAM ANUNCIADAS

Na página do TSE a informação é de que as eleições deste ano têm consenso sobre o adiamento de 4 de outubro para o período entre 15 de novembro e 20 de dezembro. Essa então é a informação oficial, mas sem fixação de data exata, ainda.

PORÉM

Nas redes sociais o senador gaúcho e jornalista Lasier Martins apresenta um detalhamento maior da reunião entre líderes partidários, presidentes das casas legislativas (Senado e Câmara) com o Ministro Luiz Roberto Barroso que preside o TSE. Lasier cita que a data para a eleição fixou assim definida:

15 de novembro – 1.º turno

29 de novembro – 2.º turno

FAZ SENTIDO

Embora não se tenha uma oficialização de tais datas, elas fazem sentido. Permitiriam que os eleitos (prefeitos e vereadores) tivessem prazo hábil para apresentar a prestação de contas da campanha. Com isso, essas seriam aprovadas (ou não), deixando-os aptos à posse em janeiro.

É ponto pacífico de que o pleito não acontece mais no dia 4 de outubro

E O CALENDÁRIO ELEITORAL?

Por enquanto segue valendo o calendário atual com convenções entre 20 de julho e 5 de agosto, campanha entre 15 de agosto e final de setembro. Porém, com a nova data, esse calendário deve ser ajustado.

HIPÓTESE DO NOVO CALENDÁRIO

Na hipótese da eleição acontecer no dia 15 de novembro, seriam 42 dias de diferença em relação à data de 4 de outubro. Se aplicados esses 42 dias no atual calendário, teríamos a seguinte realidade:

CONVENÇÕES:

01 a 15 de setembro

CAMPANHA:

25 de setembro a 10 de novembro

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *