Política

Lages 2020: Promotor de Justiça a prefeito?

Dias desses informava aqui na página sobre a possibilidade de um integrante do Ministério Público, que atualmente é Procurador de Justiça (MP em 2.º grau), encarar o desafio de concorrer a prefeito de Lages. Citava que se constituía um Plano B, caso o atual prefeito Ceron optasse por não buscar a reeleição.

REPERCUSSÃO

Nos muitos comentários e abordagens que recebemos sobre o tema, a maioria via a hipótese como uma estratégia das mais interessantes. “É o fulano de tal? Se for esse, seria como o Juiz Moro concorrer a prefeito em Curitiba”, chegou a comparar um colega de advocacia sobre o assunto.

DE QUEM SE TRATA?

O assunto vem sendo discutido nos bastidores. Mas uma aparição em público nesta sexta-feira, 11, permite que a gente coloque nome no projeto. Prefeito Ceron e o Procurador de Justiça Lio Marco Marin almoçaram juntos num restaurante lageano. Não dá para antecipar qualquer teor da conversa (que não é a primeira). Mas seria mais um passo naquela ideia de escalar um bom nome para concorrer ao Paço, caso Ceron opte por não buscar a reeleição.

QUEM É LIO MARIN?

Ele tem uma longa trajetória de atuação na Promotoria Pública, inclusive na Comarca de Lages, onde também atuou como professor universitário. Ocupou por dois mandatos a função de Procurador Geral de Justiça em Santa Catarina – o mais importante cargo do MP em âmbito estadual. Estaria a caminho de encerrar a carreira no MP, com tempo suficiente para aposentadoria. Daí que um projeto político como de ser prefeito de Lages não seria algo fora de cogitação em sua vida.

ISSO É CONCRETO?

Nem Ceron, nem Lio Marin falam sobre o assunto e a eventual estratégia. O prefeito diz que somente fala do processo eleitoral em fevereiro do ano que vem. Mas não esconde dos mais próximos que seria uma judiaria entregar uma prefeitura organizada, planejada e ‘redonda’ nas mãos de alguém que não tenha experiência em gestão e linha firme de combate à corrupção. Lio Marin preencheria os requisitos para o desafio.

Procurador de Justiça com larga atuação no Ministério Público de Santa Catarina tem sido sondado para trocar a carreira no MP pela disputa ao cargo de prefeito de Lages. Lio Marin dialogou com o prefeito Ceron nesta sexta-feira, 11. Não sabemos detalhes da conversa, mas houve teor político na prosa.

Compartilhe

1 comentário para: “Lages 2020: Promotor de Justiça a prefeito?”

  1. Excelente nome. Seria como eleger Sergio Moro ou Deltan Dellagnol prefeito de Lages. Tomara que se confirme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *