Política

Menos vereadores: Aumenta 100% adesão

Lucas Neves (PP) não é mais um pregador isolado no deserto das lajens defendendo a redução do número de vereadores na Câmara de 16 para 12, com reflexo numa economia de R$ 3 milhões anuais, além de corte no número de assessores em decorrência da tesourada. Ele recebeu a adesão e assinatura para que o projeto tenha sequência do vereador Jair Júnior (PSD). Portanto, aumento de 100% na adesão ao projeto, passando de uma para duas assinaturas. Mas são necessárias seis vereadores rubricando um de acordo para que a matéria ande nas veredas do legislativo.

Há um discurso daqueles contrários à proposição do barbudinho da direita que já tem adesão do barbudinho da esquerda. Apontam que tanto Jair quanto Lucas querem menos vereadores porque não pretendem concorrer à reeleição na Câmara. Mas é um argumento relativo até porque, se Lucas Neves obteve 6.192 votos para se eleger, não teria dificuldade para reeleição mesmo se fosse apenas uma meia dúzia de integrantes no legislativo.

REDUÇÃO DE GASTOS NA CÂMARA

Na Clube FM 98,3 – tanto na Hora da Corneta quanto no Clube Comunidade, líderes comunitários, especialmente aqueles que sonham se eleger vereadores, discursam que menos vereador significa menos representatividade. E que o ideal é cortar gastos, reduzir despesas e não número de vagas.

PORÉM

A proposição de Lucas Neves está em consonância com o projeto apresentado quando Moisés Savian (PT) assumiu na Câmara. Tramita a matéria propondo reduzir de 6% para 3% da receita o repasse ao legislativo. Ou seja, está se propondo menos vereadores e menos gastos.

Savian caneteou a proposta para que o legislativo de Lages tenha apenas 3% do orçamento para sua mantença. Constitucionalmente pode ter até 6% por causa da faixa populacional, mas nada impede que haja uma adesão ao percentual pela metade.

COMPARATIVO

Quando tinha 21 vereadores, a Câmara de Lages possuía menos de 20 servidores. Atualmente com 16 vereadores, possui cerca de 100 colaboradores. E o gasto mensal supera longe o montante de meio milhão de reais.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *