Política

Moisés critica ‘terceiro turno’ em SC

GOVERNADOR DIZ QUE QUEREM PUNI-LO POR ACERTOS

“Essa manifestação demonstra que as pessoas não querem o terceiro turno em Santa Catarina. Que é preciso respeitar a vontade popular, transcrita nas urnas. Que nós estamos sendo, talvez, punidos por nossos acertos. Não pelos nossos erros. Por não termos aceito velhos conchavos…”.

Desabafo acima veio do mesmo governador que virou o ano comemorando a liberação da ponte Hercílio Luz. Carlos Moisés esteve presente, agradecendo e falando com manifestantes que participaram de um ato na Avenida Beira Mar, em defesa tanto do governador quanto da vice, Daniela. Ambos são alvo de um processo de impeachment com desdobramento previsto para a primeira quinzena de outubro. Desdobramento que pode levar inclusive ao afastamento de Moisés e Daniela das funções.

PARA VOCÊ ENTENDER A CONTENDA

Está formada uma comissão especial integrada por cinco parlamentares e a mesma quantidade de desembargadores. Esses dará uma nova decisão sobre a concordância feita pela maioria absoluta na Alesc favorável à sequência do impeachment de Moisés e Daniela (isso ocorreu dia 17.09).

QUAL DESDOBRAMENTO POSSÍVEL?

Caso esses 10 julgadores (deputados e desembargadores) decidam pela continuidade, o julgamento em si de Moisés e Daniela entra em outra fase. Mas nessa outra fase, ambos estarão afastados das funções por 180 dias. Uma decisão simples contrária (6 dos 10 votos) sepulta o procedimentos.

E SE HOUVER AFASTAMENTO…

Assume o governo o presidente da Alesc, no caso Júlio Garcia. E daí o desdobramento do processo indicará eleição indireta (na Alesc) ou direta (nas urnas em SC). Se Moisés e Daniela se afastarem até 31.12.20 ocorre nova eleição nas urnas. Se o resultado (com afastamento definitivo) sair somente ano que vem, a escolha será indireta, entre deputados, para um ‘mandato tampão’ até as novas eleições em 2022.

Júlio Garcia, que preside o parlamento catarinense, é o provável substituto de Moisés, em caso de afastamento por 180 dias

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *