Política

Nem todo pré está nas pesquisas em Lages

LEVANTAMENTOS TÊM PRIORIZADO NOMES MAIS VIÁVEIS

Somente no mês de julho tivemos conhecimento de pelo menos três sondagens – em caráter científico – sobre a intenção de votos dos lageanos para a eleição que acontece dentro de 100 dias – 98 para ser mais exato. Mas nem todos aqueles nomes que se colocam ‘no mercado’ como pré-candidatos a prefeito têm aparecido nas indagações feitas ao eleitorado. Isso já virou motivo até para protesto na rede social…

Essa reclamação foi publicada em rede social visto que o vereador do Podemos e/ou pessoa que o defende entende que o mesmo deve constar na abordagem ao eleitorado.

PROCEDE A PONDERAÇÃO?

Em termos. Ocorre que quem encomenda a pesquisa para consumo interno – já que vai pagar pelo levantamento – decide e define o que quer medir do eleitorado numa abordagem. Pode inclusive fazer pesquisa sem citar nenhum nome de pré-candidato, mas apenas medir a febre do eleitor sobre perfil, características e anseios do eleitor a respeito da eleição. Se for uma pesquisa para divulgação, a partir de registro e todos os demais dados previstos na lei, daí a situação é diferente, devendo-se abranger todos aqueles colocados como pré.

OUTRA REALIDADE

Há também outra razão de se omitir nomes. Tem pré-candidatos em Lages – e provavelmente em outros municípios – cujo nome é colocado na disputa apenas para potencializar uma negociação em termos de coligação. Nomes que se visualiza com balão de ensaio. Não se está aqui afirmando que é o caso do reclamante, mas não faltam aventureiros nestes tempos pré-eleitorais tentando um lugar na janelinha quando da formação de coligações.

QUAIS OS ÍNDICES?

Não existe qualquer possibilidade de divulgação de dados dessas pesquisas para consumo interno. Nem se quer em grupos de WhatsApp é possível compartilhar dados porque isso fere a legislação e impõe multa a quem propaga pesquisa sem atender os requisitos legais.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *