Serra SC

10m: Catador de pinhão cai pinheiro abaixo

Antes de reclamar do preço do pinhão, leve em consideração o que os viventes enfrentam para colocar a semente da araucária no mercado. Nem sempre as pinhas caem sozinhas dos pinheiros, carecendo que catadores entrem em ação.

CATADORES EM AÇÃO

A derrubada de pinhão exige disposição e força (e não é só de vontade). Primeiramente é preciso percorrer os matos onde estão os pinheirais carregados. Boa parte das pinhas ainda permanecem nos galhos de pinheiros, tendo a intervenção de varas para projetá-las ao chão. Mas há casos, e não são poucos, que o catador sobe nos pinheiros, para conseguir se aproximar das pinhas e cutucar de lá.

QUEDA EM PAINEL

Helicóptero Águia 04 foi mobilizado na manhã desta sexta-feira, 13. Tripulantes foram ao atendimento de um cidadão, no interior de Painel, o município que mais produz pinhão em Santa Catarina.

O rapaz caiu de um pinheiro, numa altura de pelo menos 10 metros (tipo assim, uns 3 a 4 andares). O socorro chegou depressa, mas evidencia o risco da atividade.

O chamado ‘pinhão do tarde’ resiste mais tempo no alto dos pinheiros. É o pinhão de melhor qualidade, mas a retirada exige destreza e há risco até de quedas como ocorreu nesta sexta-feira, 13, em Painel

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *