Serra SC

Anita: Mais ou menos em dia e pode atrasar

A situação em Anita Garibaldi é tão complicada e de difícil entendimento quanto a manchete deste post!

ASSIM, POR PARTE

Servidores municipais de Anita Garibaldi receberam normal, apesar da sequência de bloqueios nas contas desde maio. Também fornecedores recebem à medida que a arrecadação chega durante o dia e se consegue fazer transferência para pagamento, antes do término do expediente bancário. Os repasses mais robustos (FPM, convênios) é que são retidos porque esses chegam à noite, quando ocorre o bloqueio para pagar a dívida perante à União.

DE QUANTO FALAMOS?

A dívida total em meados de maio era de R$ 2.300.000,00. Como houve questionamento sobre o bloqueio, o magistrado que recebeu a ação, determinou a manutenção do bloqueio, porém, sem destinar o montante retido para a credora (União). Há esforço jurídico para rever o bloqueio, inclusive com a devolução dos recursos retidos. E a partir disso parcelar o débito, no estilo devo, não nego, mas pago em prestações!

RISCO DE PARALISIA

Num dos despachos que tivemos acesso, fala-se em risco de paralisia dos serviços essenciais, caso seja mantido o bloqueio. Se até meados de julho foi possível ir ‘queimando as gorduras’, agora chegou ao limite. Não há dinheiro e a hipótese da folha de agosto (a ser paga na virada do mês) atrasar, existe.

CÂMARA COBRA

Vereadores entraram com ação na Justiça pedindo o repasse que têm direito. Houve atraso em julho com repasse parcial. Mês de agosto que deveria ser repassado terça-feira passada, dia 20, não chegou nos cofres da Câmara. São R$ 83 mil mês que a Câmara retém, mas o prefeito diz que há sobra no legislativo que os vereadores poderiam usar até a situação se regularizar. “Mas eles (os vereadores) não são parceiros”, reclama João Cidinei.

Quinta-feira passada, dia 22, fez um ano que a Câmara de Vereadores cassou o mandato de João Cidinei. Ele retornou ao cargo através de liminar devido a questionamentos processuais da CPI que o levou à degola. Depois o TJ/SC julgou a ação e no mérito devolveu em definitivo o cargo ao prefeito

EM TEMPO

Prefeito João Cidinei atribui aos prefeitos anteriores – que contraíram a dívida questionada – a responsabilidade pelo caos financeiros em Anita Garibaldi.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *