Serra SC

Cães soltos: Debate e ações em Otacílio Costa

Dias atrás uma senhora idosa foi atacada por um cão em Otacílio Costa. Há ainda o caso de animais que se aglomeram e latem assustando pessoas que transitam pelas calçadas no comércio do município. Ou seja, a realidade, quer seja em Lages, Otacílio Costa ou outras cidades é a mesma: a quantidade significativa de cães de rua, inclusive colocando em risco a segurança de transeuntes.

PREFEITO SE MANIFESTA

Porque o assunto gera debate, prefeito Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas) não se recolheu do tema. “Além de lamentar o ocorrido com a senhora idosa, quero dizer que a responsabilidade dos donos de animais deveria ser caso de polícia. Percebe-se que foram criados em cárcere e depois soltos, pelo comportamento hostil, não similar a animais que estão na rua desde sua cria”.

PROVIDÊNCIAS EM OTACÍLIO

Como se trata de situação que oferece risco a transeuntes, como cita o próprio Tio Ligas, ele informa que a Defesa Civil e a Secretaria de Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros, irão recolher esses cães e tentar identificar os proprietários. “Senão for possível a identificação serão recolhidos em algum espaço público adequado que tenha disponibilidade para recebê-los”

TIO LIGAS DIZ MAIS

“Não dá para tapar o sol com a peneira, 90% dos animais na rua tem dono. Se esse trabalho não tiver a participação da população, ele não vai funcionar. Chega de discurso só na internet, essa é uma questão da sociedade como um todo. Recolham seus animais, não abandonem ninhadas e castrem seus amiguinhos de quatro patas”.

Uma das iniciativas para minimizar o problema foi uma parceria em Otacílio Costa, inclusive com a entrega do decreto da cessão de direito real de uso de terreno público destinado para AOPA, associação que foca a construção de um lar transitório para tratar animais doentes. Mas a entidade depende da parceria com a comunidade, principalmente no sentido de se conscientizar para não abandonar animais

Na própria rede social, onde o debate se intensifica, a prefeitura de Otacílio Costa faz a campanha de esclarecimento e orientação porque o problema está nos donos que abandonam os animais

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *