Serra SC

Casan: Água do Rio Lava Tudo a São Joaquim

Numa comparação geográfica, seria como se a Semasa recorresse à água do Rio Pelotas para abastecimento da população de Lages!

Uma logística que envolve 5 caminhões, sendo que cada um faz até 10 viagens por dia – das 6 da manhã à meia noite – transportando individualmente 35.000 litros de água desde o Rio Lava Tudo (divisa de São Joaquim com Painel) líquido que é despejado no Rio Antonina. Depois disso, a água segue para a estação de tratamento da Casan. Depois de tratada é distribuída para a população da área urbana de São Joaquim.

QUASE 2 MILHÕES DE LITRO POR DIA

Na matemática simples dessa logística relatada, temos cerca de 1.750.000 litros de água despejados diariamente em direção ao sistema de captação da Casan visando impedir a falta d’água para uma população de uns 25 mil habitantes na área urbana de São Joaquim. Desde o Rio Lava Tudo até o local onde a água é jogada na margem da SC-114 (perto do acesso à Vila Francioni) para chegar até o centro de tratamento da Casan, os caminhões percorrem cerca de 25 km pelo asfalto.

O simpático e prestativo José, conhecido popularmente pelos amigos como Vovozona, pilotando um dos potentes da empresa que permanecerá pelo menos 15 dias repetindo essa rotina de transportar água por 25 km desde o Ruo Lava Tudo até o Ruo Antonina

Aqui os técnicos da Casan fazem a captação desde o Rio Lava Tudo (ali a ponte da divisa entre São Joaquim e Painel) até o sistema para carregar o líquido em caminhões

A água em do rio pela canalização preta, sendo despejada diretamente nos caminhões. Cinco possantes se revezam para percorrer os 25 km até o local do despejo. Ao fundo até a PMRV do Posto de Painel ajuda no trânsito para garantir a segurança na saída dos caminhões em direção a São Joaquim.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *