Serra SC

Cheias: Concluído estudo em Otacílio Costa

A mesma Udesc que faz os estudos para encaminhar obras para amenizar efeitos de inundações em Lages também o fez para Otacílio Costa. Interessante a sugestão mais plausível para resolver o problema: realocar as famílias das áreas inundáveis. Significa deixar a água em paz, já que é o ser humano que está indo ocupar tais espaços e daí enfrentando problemas.

OUTRAS ALTERNATIVAS

Além da hipótese de realocar famílias, que demandaria recursos, o estudo sugeriu construção da barragem, canal extravasor e dragagem dos rios Desquite e Canoas em Otacílio Costa. O estudo da Udesc foi apresentado ao prefeito Luiz Carlos Tio Ligas Xavier e aos integrantes da Associação das Famílias Atingidas pelas Enchentes de Otacílio Costa. De acordo com o prefeito, por sugestão das próprias famílias vai se construir o projeto da dragagem para tentar amenizar os problemas.

Prefeito disse que o problema em Otacílio Costa é agravado porque o Rio Desquite, que passa dentro da área urbana, tem o nível de água (quando chove muito), mais baixo que o Pelotas. Assim, há represamento de água e inundações

A consequência em Otacílio Costa é problema como esse que deixou parte da cidade isolada naquela chuva da virada de maio para junho de 2017. A dragagem é a primeira providência em análise, a partir dos estudos realizados.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *