Serra SC

Corvo e Neve: Pautas em Urubici nesta sexta

Programada para esta sexta-feira, 14, uma reunião ampliada com lideranças políticas, empresariais e comunitárias. Eles discutem e buscam uma forma de manter os assuntos em evidência na tentativa de pressionar, para que duas demandas em especial tenham desdobramentos. Trata-se do término das obras de asfaltamento da ligação entre Urubici e Grão Pará, que inclui a Serra do Corvo Branco e ainda a ligação São Joaquim a Bom Jesus pela chamada rodovia Caminhos da Neve.

EM QUE PÉ ESTÁ ISSO?

Em tese, embora não seja de um mês para outro, a questão do asfalto no trecho não pavimentado da SC-370 que passa pela Serra do Corvo Branco é algo mais próximo de se tornar realidade. Exceto a parte da engenharia na própria Serra, que exige técnicas que demandam mais recursos, o restante da estrada é pavimentação simples. São 5 km no lado de Urubici e um outro tanto desses lá no pé da Serra, já no lado de Grão Pará. Em relação a rodovia Caminhos da Neve é algo bem mais complexo e demorado.

Há inclusive uma ideia de construir um túnel em linha reta no trecho de travessia da Serra, como a ilustração acima aponta

SOBRE OS CAMINHOS

Existe uma transição que não se vence da noite para o dia quando uma rodovia é estadual, de chão batido e que demanda obras de infraestrutura. Há toda uma questão de análise de traçado, pós entrega para a União. Pode inclusive ocorrer alteração de traçado numa estrada dessas. Assim, embora as reivindicações sejam justas e urgentes, as soluções não serão rápidas para essa ligação entre as serras de SC e RS.

O superintendente do DNIT, engenheiro Ronaldo Carioni (direita no registro) já esteve na divisa entre SC e RS, conhecendo inclusive a famigerada ponte das Goiabeiras, que serve de travessia entre os dois Estados. O conhecimento permite argumentar a respeito desse processo de transição.

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