Serra SC

Estiagem: O tempo vai se armar de fato…

PREVISÃO DE MAIS DE 20 MM NA SERRA

Riachos e córregos secos. Açudes com água quase findando. Leitos de rios que são só pedra e barro. Paisagem jamais vista pela geração atual tem se repetido em terras da Serra Catarinense. Há um ano não há chuva regular na região. E a chuva que cai não chega em quantidade para acumular nos rios, lagos e açudes. Não bastante o problema de abastecimento urbano, as comunidades rurais convivem com dificuldade de acesso ao líquido e reflexos na criação de gado, já que a safra está em tempos de final de colheita.

PREVISÃO DE CHUVA

De acordo com os órgãos especializados, a entrada de uma frente fria neste final de semana trará instabilidade a todo território catarinense. A chuva cairá em abundância especialmente na sexta-feira, 22, com possibilidade do acumulado chegar a 20 milímetros. O sábado será de garoa, sustentando a manutenção do acúmulo do dia anterior. Porém, essa é a última chuva de maio. Depois o tempo firma com temperaturas baixas e nada de instabilidade.

Colega Wagner Urbano compartilha essa foto de autoria de Mateus Cechinel feita na terça-feira, 19, na localidade de São João do Pelotas. Esse é um afluente que deságua no rio Pelotas. Desaguava porque está assim, seco!

Cantado em prosa e verso, o Passo de Santa Vitória virou, literalmente um ponto de passagem, inclusive a pé, devido à pequena quantidade de água do Rio Pelotas. Jornalista Pablo Gomes compartilha esse registro acima feito pela Zetti Gaudéria

DIZ A MÚSICA* DA ZETTI…

Passo Santa Vitória!

Passo Santa Vitória

De sua existência

Restará somente a história

P. S.

O print acima é de um vídeo que conta a história do corredor das tropas e a passagem no Passo de Santa Vitória nos tempos do aguaceiro

*A letra de Zetti Gaudéria se reporta ao desaparecimento do Passo de Santa Vitória a partir da chegada da Usina Paiquerê. Mas a usina não veio e o Passo está daquele jeito que mostra a foto da própria Zetti.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *