Serra SC

Estiagem: São Joaquim decreta emergência

Está publicado o decreto assinado pelo prefeito Giovani Nunes (PSL) embasado no formulário de informações de desastres e codificação de estiagem, considerando a IN/MI n° 02/2016. O documento decorre da escassez de chuva que está causando problemas no abastecimento de água para os moradores e também prejuízos na produção agrícola e, São Joaquim.

RISCO DE COLAPSO

De acordo com Ronaldo Coutinho, se a situação continuar assim, haverá um colapso de água na Serra Catarinense. E a problemática de abastecimento urbano começou por São Joaquim onde a Casan vem transportando água do Rio Lava Tudo (distante 25 km) para jogar no leito do Rio Antonina, que é aquele de onde se capta água para tratamento e abastecimento da área urbana.

Em relato na metade de abril o maior entendedor em previsão do tempo na Serra, Ronaldo Coutinho, falou sobre o risco de colapso no abastecimento urbano na Serra

AINDA SOBRE O ASSUNTO

O decreto prevê também, a autorização de mobilização coletiva dos órgãos municipais para atuarem na reabilitação do cenário atual de desastre. Neste momento, é de suma importância que a população tome cuidados redobrados e conscientes. As autoridades administrativas e os agentes de defesa civil serão responsáveis pelas ações de resposta aos desastres e terão determinados movimentos em caso de risco iminente.

Esse é o mapa meteorológico com as consequências da estiagem em Santa Catarina. Observe que São Joaquim, Campo Belo do Sul, Correia Pinto e Bocaina do Sul se encontram em estado crítico em termos de abastecimento urbano

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *