Serra SC

Extra-oficial: Eleitorado encolhe na Serra

É do conhecimento coletivo que a Justiça Eleitoral está fazendo a revisão do eleitorado nos municípios de SC. Oportunidade para deixar o eleitor na era digital através da biometria e também aferir a realidade do quantitativo de votantes, visto que há casos de municípios aqui da Serra Catarinense com mais habitantes que eleitores. O prazo para o recadastramento foi concluído em alguns municípios no dia 28 de junho.

TRABALHO DOS CARTÓRIOS

Os Chefes de Cartórios Eleitorais, Marcos Duarte, Deyse Dall Farra Beck e Gilmar Duarte, fizeram um trabalho paciencioso para chamar os eleitores, informando e orientando através de meios de comunicação como a Clube FM. Houve inclusive parcerias, como ocorreu no Cerrito, onde a prefeitura disponibilizou ônibus para transportar eleitores visando a atualização.

ALGUMAS INFORMAÇÕES

Após a tabulação dos dados, as três zonas eleitorais de Lages – que atendem os municípios que passaram pelo recadastramento – já possuem dados do eleitorado. De acordo com a Chefe de Cartório da 104.ª Zona Eleitoral, Dayse Dal Farra Beck, os dados oficiais ainda serão confirmados pelo TRE/SC. “Mas devem ser bem próximos desses números”. Ela lembra que o recadastramento passa por vários processos, inclusive sendo homologado através da própria Justiça Eleitoral no final.

MENOS ELEITORES

Desses dados extra-oficiais da revisão nos municípios da Serra Catarinense, podemos apontar que em todos houve redução do eleitorado. Capão Alto foi o que ‘mais perdeu’ eleitor com 27,5% eleitores a menos. Painel também perdeu bastante, reduzindo mais de 500 votantes daqueles 2.491 eleitores que possuía.

OS NÚMEROS DEPOIS DA REVISÃO

Bocaina do Sul 

Antes: 3.124 eleitores

Revisados: 2.631 eleitores

14,78% votantes a menos

Painel

Antes: 2.491 eleitores

Revisados: 1.969 eleitores

20,96% votantes a menos

Palmeira

Antes: 2.853 eleitores

Revisados: 2.147 eleitores

24,75% votantes a menos

Capão Alto

Antes: 2.873 eleitores

Revisados: 2.083 eleitores

27,5% votantes a menos

São José do Cerrito

Antes: 7.145 eleitores

Revisados: 5.859 eleitores

18%  de eleitores a menos

AINDA EM REVISÃO

Otacílio Costa está procedendo à revisão do eleitorado. Até 9 de agosto os votantes do município podem fazer a atualização de dados para continuar votando no Centro Ambiental.

Centro Ambiental de Otacílio Costa onde está acontecendo a revisão eleitoral pela 93.ª zona que abrange o município

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *