Serra SC

Maçã: Começa colheita em São Joaquim

A segunda quinzena de fevereiro marca o início da colheita de maçã no principal município produtor da fruta no País. A maioria dos produtores de São Joaquim coloca desde a segunda-feira, 17, homens, máquinas e caminhões nos pomares e imediações para fazer a retirada de uma safra que mantém a mesma qualidade, mas com frutas não tão desenvolvidas – em termos de tamanho – como se esperava. A falta de chuva nos dois últimos meses do ano passado responde por essa fruta com tamanho mais discreto.

APOSTA NO PREÇO

Produtores joaquinenses apostam no preço para equilibrar uma pequena redução no peso da safra que deixa o pomar. O destino da fruta, a partir da colheita, são as câmaras frias instaladas no município e ainda o transporte para outras partes do País. Muita maçã sai dos pomares de São Joaquim e vai para Fraiburgo e Vacaria. Nesses municípios, as empresas agregam o produto joaquinense para reforçar a qualidade da fruta colhida em tais regiões.

A primeira variedade que deixa o pomar é a variedade gala. Mas a colheita se estende até a virada de abril para maio

Porque a melhor maçã e a maior produtividade da fruta estão em São Joaquim, a Globo escalou equipe do Globo Rural para destacar a produção e as variáveis da safra que começa a ser colhida.

E a chegada aos pomares, mesmo os mais distantes, tipo na região da localidade do Luizinho (na divisa com o RS), está desse jeito, um tapete, por causa da ação de melhorias das estradas do interior que a prefeitura implementou desde o final do ano passado em São Joaquim

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *