Serra SC

Qual maior produtor de maçã do Brasil?

Se você pensou em Vacaria/RS errou.

Mas não muito. Até a metade da década o município gaúcho, ali do outro lado do Pelotas, era o que mais produzia maçã no Brasil. Porém, entre 2011 e 2016 houve uma redução de área plantada. Vacaria registrou redução do equivalente a 4,5 milhões de campo (450 hectares). Com isso, São Joaquim reconquistou a posição como aquele que mais produz maçã no Brasil.

QUANTIDADE

São Joaquim deve colher neste ano 350.000 toneladas de maçã. Vacaria retirará dos pomares 228.000 toneladas. Ano passado não foi bom para a comercialização. A maioria dos fruticultores “empatou” considerando investimentos e faturamento. Há, no entanto, uma expectativa bem positiva para 2019.

SAFRISTAS

São Joaquim estima a chegada de 5 mil safristas – trabalhadores temporários que atuam apenas na colheita. Embora com menor produção, Vacaria poderá ter o sobro de trabalhadores. Se em São Joaquim não há o que reclamar com o frio, cuja quantidade de horas ajudou na dormência, no município gaúcho seriam necessárias mais horas com temperaturas abaixo de 7,2 graus para que a safra fosse mais vistosa.

Ano passado os joaquinenses protestaram devido a problemas de comercialização. A economia do município é fomentada pela produção de maçã. Neste ano há uma expectativa bem positiva sobre as vendas da fruta.

 

RESIDENCIAL MARIAH

COM OBRAS ADIANTADAS

Empreendimento da Terra Engenharia na subida do Petrópolis se constitui excelente opção de imóvel com padrão e qualidade. Visita a obra que tem plantão no local. Últimas unidades à venda!

Boa localização, financiável e com o padrão Terra Engenharia. Informe-se aqui!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *