Serra SC

São Joaquim: Mais empregos que Lages

Mastigando dados da geração de empregos na Serra Catarinense, chama atenção números positivos de São Joaquim. Proporcionalmente foi o município que mais gerou vagas de trabalho em 2019 – considerando dados até novembro. Lages chegou a 1.390 vagas geradas para uma população de 158.000 habitantes. São Joaquim soma 609 vagas a mais que as demissões no período com 26.000 habitantes.

DADOS ABSOLUTOS

São Joaquim possuía 5.526 pessoas com registro no mês de janeiro. Com a agregação de mais 609 vagas a esse quantitativo, houve aumento de 11% no número de empregos formais. Lages veio de 39.692 pessoas com vínculo em CPTS em janeiro e chega em novembro com mais 1.390 pessoas empregadas. Embora seja um índice absolutamente positivo, são 3,5% de aumento nos empregos formais na cidade.

TAMBÉM É IMPORTANTE

Analisando tais dados se percebe mudança em relação à geração de empregos em São Joaquim. Como a necessidade da mão de obra é sazonal, com admissões para colheita de maçã e no período de raleio de pomares, os trabalhadores não permanecem com vínculo empregatício o ano todo. Como há esse dado de mais 609 vagas, significa que há mais estabilidade com CTPS assinada.

 

POR FALAR EM SÃO JOAQUIM…

Para atender as diversas localidades onde a colheita da maçã inicia em fevereiro, equipe do prefeito Giovani Nunes (PSDB) não tem recesso. Era plena segunda-feira, 23, e o maquinário estava em ação em localidades como Despraiado e Estância do Meio. Assim, quando chegar fevereiro, as estradas estarão em condições para escoar a produção.

Além da melhoria do trecho, alguns pontos, como na imagem acima, a equipe trabalha no alargamento de estradas

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *