Geral

São Joaquim: Tornado assusta

METEOROLOGISTA CONFIRMA O FENÔMENO REGISTRADO NA MADRUGADA DE SÁBADO EM LOCALIDADES RURAIS

Não foi uma coleta de informações à distância para detalhar a tempestade que atingiu São Joaquim a partir das 2h da madrugada deste sábado. Estávamos na localidade de Chapada Bonita, distante 15km da área urbana quando a sequência de chuva, vento muito forte e raios perduraram por mais de 60 minutos. Era uma sequência sem igual de chuva que caía de forma incessante, enquanto o vento soprava em uma velocidade absolutamente anormal. Houve queda de energia elétrica – normal diante desse tipo de intempérie – e, no dia seguinte, as notícias confirmaram aquilo que vivenciamos.

TORNADO EM ALGUMAS LOCALIDADES

Para o jornalista Wagner Urbano (conteúdo aqui), o meteorologista Peter Scheuer que faz dobradinha com Robaldo Coutinho no trabalho de previsões e alertas, confirmou que o fenômeno registrado em São Joaquim se tratou de um tornado. Esse fenômeno pega uma faixa de área e, onde passa, deixa marcar de destruíção. Os prejuízos mais robustos aos produtores rurais foram identificados em localidades como Monte Alegre, Pericó (no caminho entre o Cruzeiro e Vacas Gordas – São Joaquim a Urubici) e Bentinho (ali pouco depois do rio Lava Tudo).

Essa imagem é de Wagner Urbano para o Notiserra e mostra as árvores de araucária que foram tosquiadas (cortadas a média altura como se fosse uma vegetação pequena), uma característica quando o fenômeno se trata de tornado

MAIS REGISTROS

Aqui, das redes sociais, prints de vídeos que mostram o resultado da chuva intensa e acompanhada de ventos em áreas rurais de São Joaquim. Até a cobertura de pomares foram avariadas pela força do vento. O vento também derrubou a maçã que ainda está para ser colhida, especialmente a variedade gala que é a última a ser retirada dos pomares.

SOBRE O FENÔMENO

A Defesa Civil de Santa Catarina – que disparou mensagem depois das 3h da madrugada alertando para o temporal que atingiu São Joaquim às 2h – está apurando as características do fenômeno. É provável que se trate de um tornado classificado como EF0 na Escala Fujita Aprimorada (EF) cujos ventos oscilam em velocidade entre 105 e 137 km/h e causam estragos em árvores e imóveis que estiverem na rota do fenômeno. 

O QUE APONTA A DEFESA CIVIL DE SC

O portal da Defesa Civil de SC, ao reportar o assunto aponta que “na imagem de satélite do meio da madrugada – por volta das 3h30, é possível observar um aglomerado de nuvens de tempestade sobre as áreas do estado próximas ao RS. A temperatura do topo das nuvens de até -60°C/-80°C, indicava a presença de nuvens de grande desenvolvimento vertical sobre essas regiões (…)”.

“…Neste mesmo horário, a região de São Joaquim, localizada no Planalto Sul, foi atingida por uma tempestade severa que provocou chuva forte, vendaval e intensa atividade elétrica, o que resultou em danos em edificações, como destelhamentos de galpões e residências, além de danos em pomares e na vegetação, com árvores tombadas ou decepadas. Os danos foram observados em mais de um ponto no município”.

P. S. A imagem acima é do satélite GOES-19, canal infravermelho, às 3h30min da madrugada, logo após a condição mais severa do temporal ter passado em algumas localidades.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *